abc+

TEMPO SEVERO

PREVISÃO DO TEMPO: Temporais com granizo e vendaval devem atingir o RS entre esta quinta e sexta-feira

Fenômenos devem se formar ao fim desta quinta-feira justamente em áreas do território gaúcho onde o sol predomina nesta tarde

Stefany de Jesus Rocha
Publicado em: 10/08/2023 às 16h:26 Última atualização: 22/08/2023 às 08h:36
Publicidade

O Rio Grande do Sul tem alto risco de ser atingido, do fim desta quinta (10) até o começo da sexta-feira (11), por temporais, de fortes a severos, que poderão causar estragos em diversas cidades. De acordo com a MetSul Meteorologia, os fenômenos devem se formar justamente em áreas onde o sol predomina nesta tarde.

Temporais com granizo e vendaval devem atingir o RS entre esta quinta e sexta-feira | Jornal NH



Temporais com granizo e vendaval devem atingir o RS entre esta quinta e sexta-feira

Foto: João Sormani/Especial

“A mudança do tempo vai começar a partir do Oeste do RS no final desta quinta-feira. Áreas de instabilidade com chuva e raios vão se formar no fim da tarde e/ou à noite na porção Oeste do território gaúcho”, explica a meteorologista Estael Sias.

Deslocamento da instabilidade

Assim, entre o fim do dia e o decorrer da madrugada da sexta, a instabilidade do Oeste deve se deslocar para as outras regiões gaúchas, quando deve ser intensificar e levar chuva para todo o Estado. Na região metropolitana, a chuva deve ser forte, podendo, ainda, haver queda de granizo e ocorrência de vendavais. Para Porto Alegre, é indicado que o mau tempo chegue entre 2 e 3 horas da madrugada.

O deslocamento da instabilidade pelo Estado será rápido, por isso, os especialistas destacam que o tempo irá melhorar com o retorno do sol e a elevação da temperatura durante a sexta.

No entanto, na metade Norte do RS, há possibilidade de pancadas de chuva com risco de temporais também para a tarde e noite da sexta-feira, embora o sol apareça com nuvens em diversos pontos da região.

Conforme a instabilidade for se deslocando no começo da sexta-feira, ela irá ganhar força, principalmente do Centro para o Leste e o Nordeste do Estado. “É o tipo de situação que leva à formação de frentes de rajadas com alto risco de vendavais que podem ser fortes”, diz Estael.

Granizo e vendavais

O granizo que cairá, na maioria das áreas, deve ser pequeno, conforme a MetSul. “Os índices de risco de granizo projetados pelos modelos numéricos para toda a sexta-feira são altos no Rio Grande do Sul com a atmosfera muito instável. Mesmo em cidades em que o tempo melhorar após a chuva do começo do dia, há possibilidade de formação de novas nuvens carregadas com ocorrência de granizo isolado”, relata.

Além disso, para muitas cidades gaúchas há alto potencial de vento forte com rajadas de 60 a 80 quilômetros por hora, sendo que em alguns pontos os ventos podem ficar perto ou passar dos 100 quilômetros por hora. “Assim, rajadas de vento com potencial de danos ou mesmo destrutivas não são afastadas”, diz a meteorologista.

Há também risco, de forma isolada, de fenômenos severos de vento, como microexplosões e tornados, “considerando a presença de uma corrente de jato com vento de até 100 km/h a 1.500 metros de altitude, gerando grande cisalhamento de vento”.

Época de temporais

Segundo a MetSul, a frequência na formação de temporais costuma aumentar no Sul do País nesta época do ano. Isso ocorre à medida que a primavera se aproxima, quando começa gradualmente o período do ano em que há maior risco de tempo severo com granizo e vendavais.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade