abc+

PREPARE-SE

PREVISÃO DO TEMPO: Tempo firme nesta quarta-feira antecede a chegada de mais chuva ao RS; saiba o que esperar

Amanhecer pode ser marcado por neblina e frio em alguns ponto do Estado

Ubiratan Júnior
Publicado em: 05/09/2023 às 21h:19 Última atualização: 05/09/2023 às 22h:55
Publicidade

A quarta-feira (6) será de tempo firme no Rio Grande do Sul. Após enfrentar grande volume de chuva na segunda-feira (4), que causou, ao menos, 21 mortes no Estado, a previsão é de um dia com sol e temperaturas agradáveis durante a tarde. 

Tempo firme nesta quarta-feira antecede a chegada de mais chuva ao RS | Jornal NH



Tempo firme nesta quarta-feira antecede a chegada de mais chuva ao RS

Foto: Laura Rolim/GES-Especial

Conforme a Metsul Meteorologia, o dia começa frio, podendo ter neblina em alguns pontos no amanhecer. No Vale do Sinos, a mínima prevista é de 8ºC e a máxima deve ser de 24ºC. As mesmas temperaturas estão previstas para o Vale do Caí, região onde municípios monitoram a situação do rio e até removeram famílias de áreas ribeirinhas.

No Vale do Paranhana, os termômetros devem registrar entre 7ºC e 24ºC. Já na Serra, a mínima prevista é de 3ºC, enquanto a máxima é de 23ºC. A temperatura no Litoral Norte devem oscilar entre 11ºC e 23ºC. Na Grande Porto Alegre a mínima será de 10ºC e a máxima de 23ºC.

A Metsul alerta para uma virada de tempo na quinta-feira (7), com a chegada de uma frente quente aio Estado que trará nuvens, chuva e trovoadas. De acordo com os especialistas, esse será um segundo episódio de grande volume de chuva no RS neste mês. Um terceiro episódio de chuva excessiva está previsto para a semana que vem, entre terça e quarta-feira (13).

Os temporais e a chuva intensa em curto período são efeitos do fenômeno El Niño, que costuma ter seus impactos demonstrados entre o fim do inverno e o início da primavera. A mudança de estação acontece no próximo dia 23. De acordo com a Metsul, outros eventos marcados por chuva excessiva podem acontecer no decorrer de setembro. Além disso, os próximos meses até o fim de 2023 devem ser marcados por chuva com altíssima frequência de tempestades, o que vai levar a muitas enchentes e grande impacto econômico e social.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade