Após muita chuva e dia seguinte de nebulosidade – marcado pelo apoio aos afetados pelos danos do volume excessivo de água – o tempo fica firme nesta quarta-feira (6) no Rio Grande do Sul. A previsão é de que o dia seja marcado pelo sol e pelas temperaturas agradáveis no decorrer da tarde.
Conforme a Metsul Meteorologia, a quarta começa com temperaturas mais baixas e neblina em alguns pontos do Estado ao amanhecer. Moradores do Vale do Sinos terão mínima de 8°C e máxima de 24°C – a tradução do “tira casaco, bota casaco”.
O mesmo é esperado para o Vale do Caí, região onde municípios monitoram a situação do rio e até removeram famílias de áreas ribeirinhas.
No Vale do Paranhana, os termômetros devem registrar entre 7°C e 24°C. Já na Serra, a mínima é ainda menor, de 3°C, enquanto a máxima é de 23°C. Os termômetros devem registrar uma oscilação menor no litoral norte, entre 11°C e 23°C.
Tempo firme por pouco tempo
O sol, no entanto, já tem data para desaparecer entre as nuvens novamente. A chegada de uma frente quente trará nuvens, chuvas e trovoadas ao RS na quinta (7). De acordo com a MetSul, esse será um segundo episódio de grande volume de chuva no RS neste mês. Um terceiro episódio de chuva excessiva está previsto para a semana que vem, entre terça e quarta-feira (13).
Efeitos do El Niño
Os temporais e a chuva intensa em curto período são efeitos do fenômeno El Niño, que costuma ter seus impactos demonstrados entre o fim do inverno e o início da primavera. A mudança de estação acontece no próximo dia 23.
Ainda segundo a Metsul, outros eventos marcados por chuva excessiva podem acontecer no decorrer de setembro. Além disso, os próximos meses até o fim de 2023 devem ser marcados por chuva com altíssima frequência de tempestades, o que vai levar a muitas enchentes e grande impacto econômico e social.
LEIA TAMBÉM