A sexta-feira (22) começou com chuva e raios no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre e na Região Metropolitana, volumes altos já foram registrados no começo do dia. Em Campo Bom, dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que choveu 25 milímetros entre as 5 e as 7 horas.
Alguns pontos da região já tem registros de alagamentos, como em ruas da área central de Novo Hamburgo, onde há acúmulo de água nas ruas.
A MetSul Meteorologia alerta para vários dias seguidos de temporais no Estado. A instabilidade alcançou a Região Metropolitana pouco antes das cinco da manhã com temporal de chuva forte, vento e trovoadas. Segundo a MetSul, em alguns pontos foram registrados 20 mm ou mais de chuva em apenas meia hora.
“A intensa instabilidade é consequência do avanço de ar muito quente para o Rio Grande do Sul a partir de uma bolha de calor instalada entre o Paraguai e o Centro-Oeste do Brasil, onde as temperaturas passam de 40°C”, explica o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall.
Conforme Nachtigall, como há umidade sobre o RS, o ingresso de ar muito quente a partir do Norte e do Noroeste do território gaúcho gera nuvens muito carregadas.
“As condições do tempo variam muito de uma região para outra do Rio Grande do Sul nesta sexta, mas a maioria das regiões deve ter instabilidade ao menos em parte do dia. O sol chega a aparecer, especialmente no Noroeste e no Norte do Estado com calor, mas desde cedo áreas de instabilidade já atuam com chuva entre o Oeste, Centro, o Sul e o Leste gaúcho.”
Na Grande Porto Alegre, a temperatura não sobe muito nesta sexta. As máximas devem ficar próximas dos 25°C.
No fim de semana, a chuva persiste, com risco de temporais. O meteorologista diz que o avanço de ar mais quente neste fim de semana e na segunda-feira aumentará o risco de temporais isolados no Rio Grande do Sul. Os núcleos de intensa instabilidade devem se formar principalmente no Oeste, no Centro, Sul e o Leste gaúcho.
No sábado, as temperaturas variam entre 18°C e 22°C. No domingo, a mínima é de 19°C e a máxima de 22°C.
Sequência de dias de chuva
A MetSul afirma que temporais de vento, raios e granizo deve atingir principalmente o Oeste, Centro, Sul e o Leste do Estado até metade da semana que vem. O Noroeste e o Norte do estado, devem ser as áreas onde choverá menos e com intenso calor.
Nas demais regiões, os volumes de chuva devem ser muito altos. O Oeste, Centro, Sul e o Leste terão os maiores acumulados de chuva. Os volumes devem ficar entre 100 mm e 200 mm em muitas cidades com acumulados de 200 mm a 300 mm em algumas. Porto Alegre e região estão na zona que terá mais chuva neste período.
Na terça-feira, um centro de baixa pressão reforçará a instabilidade e trará chuva intensa e temporais em várias regiões gaúchas. A maior preocupação nestes temporais é o risco de granizo.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
-
Tags
- 22 de setembro de 2023
- bolha de calor
- calor
- CHUVA
- chuvas
- inmet
- Instituto Nacional de Meteorologia
- inverno
- previsão do tempo
- previsão do tempo em novo hamburgo
- previsão no vale
- previsão tempo
- Rio Grande do Sul
- rs
- segunda quinzena de setembro
- setembro
- TEMPO
- tempo agora
- tempo agora em novo hamburgo
- tempo em novo hamburgo
- tempo no vale
- temporais