PREPARE-SE

CATÁSTROFE NO RS: Setembro terá mais dois episódios de chuvas intensas no RS, diz Metsul

Condição climática é efeito do fenômeno El Niño. Segundo a Defesa Civil, ao menos, 62 municípios foram afetados pela chuvarada desta segunda-feira (4); saiba quando vem mais chuva

Publicado em: 05/09/2023 15:18
Última atualização: 05/09/2023 21:30

Os primeiros dias setembro foram marcados por fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Até as 14h30 desta terça-feira (5), ao menos, nove pessoas morreram em decorrência do mau tempo no Estado. Além disso, por causa das enxurradas de rios e córregos, a Defesa Civil gaúcha estima que 25.734 pessoas tenham sido afetadas. No entanto, não registro de desaparecidos nem desabrigados.


PREVISÃO DO TEMPO: Setembro terá mais dois episódios de chuvas intensas, alerta Metsul Foto: PAULO PIRES/GES

Conforme o órgão estadual de segurança, 309 casas foram destelhadas e três destruídas. O número de desalojados caiu de 2.649 para 215. Os estragos ocorreram, principalmente, na região dos Vales, no Norte e na Serra. Ao menos, 62 municípios foram afetados pela chuvarada. 

Apesar de a chuva ter dado uma trégua nesta terça-feira, a previsão dos próximos dias não é animadora para os gaúchos. Segundo a Metsul Meteorologia, alerta para novos episódios de chuva muito volumosa ainda neste mês. Um segundo episódio está previsto para o final desta semana, com a formação de uma frente quente no Sul da RS que depois avançará como frente fria, causando fortes chuvas.

Ainda de acordo com a Metsul, um terceiro evento de chuva intensa está prevista para a semana que vem, entre terça e quarta-feira (13). Essa sequência de instabilidade e alto volume de chuva é efeito do fenômeno El Niño, que desde junho está influenciando no tempo. Porém, seus efeitos, normalmente, são sentidos a partir do fim do inverno e o começo da primavera, que inicia no próximo dia 23.

O efeito aqui no Rio Grande do Sul, no restante do Sul do Brasil e em países como Argentina e o Uruguai, será muita chuva com altíssima frequência de tempestades nestes últimos meses de 2023, o que vai levar a muitas enchentes e trazer grande impacto econômico e social.

Conforme a Metsul, pelo acumulado do que já choveu em setembro e considerando a previsão de mais episódios volumosos de chuvas, este mês pode se tornar um dos mais chuvosos da história do Estado. Isso que os efeitos do El Niño de 2023/2014 recém estão começando no Sul do Brasil e que com o aquecimento acelerado do planeta pode atingir patamar desconhecido, o que pode agravar as consequências. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas