O Rio Grande do Sul tem mais um dia chuvoso neste domingo (24). Até o meio-dia, diversas cidades tiveram temporais com queda de granizo no Estado. Um dos municípios onde os moradores registraram o fenômeno foi em Dois Irmãos, mas em uma quantidade baixa e que não causou estragos.
GUAÍBA CHEGA AO TERCEIRO MAIOR NÍVEL DESDE A ENCHENTE DE 1941 E CAPITAL ESTÁ EM ALERTA
Já no vale do Taquari, o granizo chegou com maior intensidade por volta das 10h30 em Bom Retiro do Sul. Outras cidades como Farroupilha, na serra Gaúcha, também tiveram temporais com granizo nesta manhã.
Granizo foi registrado em Dois Irmãos na manhã deste domingo (24).
Foto: Leticia Rodrigues/Especial pic.twitter.com/kIrYSOfCL0
— Jornal NH (@jornalnh) September 24, 2023
TEMPO | Granizo há pouco em Bom Retiro do Sul pela célula de tempestade que estava sobre o Vale do Taquari. Granizo atingiu outros municípios da região também.???? @FernandoFVelhopic.twitter.com/IcpEnsm3RQ
— MetSul Meteorologia (@metsul) September 24, 2023
TEMPO | Granizo de tamanho médio que atingiu o município de Farroupilha, na Serra Gaúcha, há instantes. ???? @josimar_kirch pic.twitter.com/EYMQ0gK4zy
— MetSul Meteorologia (@metsul) September 24, 2023
Entre a tarde e a noite deste domingo, segundo a MetSul Meteorologia, a instabilidade segue concentrada em pontos do Centro, Sul e Leste gaúcho com chuva forte, raios e queda de granizo. No Noroeste e no Norte do Estado, onde o sol aparece e faz muito calor, não se afasta chuva e temporal em setores localizados pelo excessivo aquecimento.
Ciclone extratropical se forma nos próximos dias
A MetSul alerta que a chuva não vai dar trégua até quarta-feira (27) e que o aprofundamento de uma área de baixa pressão seguida da formação de um ciclone extratropical na costa do RS vai reforçar ainda mais a instabilidade na terça-feira (26) com chuva intensa e tempestades.
Conforme o centro de baixa pressão se aprofundar, com a posterior formação de um ciclone extratropical na costa, as cidades gaúchas devem ter períodos de vento forte com rajadas localmente intensas entre a terça e a quarta-feira. As rajadas vão passar de 80 km/h em diferentes pontos.
Não são esperados fortes estragos, já que o ciclone estará na costa do RS. Devido a solo saturado pela chuva volumosa, podem acontecer quedas de árvores e queda de energia elétrica em diferentes cidades. Porto Alegre, pela sua alta arborização, pode registrar número maior de ocorrências.
Previsão do tempo para a semana
Nesta segunda-feira (25), novas e fortes áreas de instabilidade se formam no Rio Grande do Sul. Desta vez mais do Centro para o Norte. No decorrer do dia, a tendência é que a instabilidade migre no sentido Sul e alcance pontos da Metade Sul gaúcha.
LEIA TAMBÉM
O risco de chuva localmente forte a intensa com temporais isolados de raios, granizo de variado tamanho e vento forte persiste. Na segunda, as temperaturas variam entre 16°C e 20°C.
“Na terça, uma área de baixa pressão vai se deslocar do Nordeste da Argentina e Paraguai para o Sul do Brasil e cruzará a região de Oeste para Leste na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina”, diz a meteorologista Estael Sias. Na terça-feira, o Vale do Sinos terá mínima de 16°Ce máxima de 27°C.
Durante a quarta-feira, o ciclone estará configurado na costa e sua circulação de umidade ainda trará chuva na primeira metade do dia. No decorrer da quarta, o tempo começa a melhorar gradualmente e a temperatura varia entre 12°C e 20°C.
Na quinta-feira (28), uma sequência de dias de sol e tempo firme vai iniciar no Rio Grande do Sul. A mínima será de 11°C e a máxima de 22°C na região metropolitana de Porto Alegre.
- Categorias
-
Tags
- 24 de setembro de 2023
- bolha de calor
- calor
- CHUVA
- chuvas
- granizo
- inmet
- Instituto Nacional de Meteorologia
- inverno
- previsão do tempo
- previsão do tempo em novo hamburgo
- previsão no vale
- previsão tempo
- Rio Grande do Sul
- rs
- segunda quinzena de setembro
- setembro
- TEMPO
- tempo agora
- tempo agora em novo hamburgo
- tempo em novo hamburgo
- tempo no vale
- temporais