abc+

DOMINGO CHUVOSO

PREVISÃO DO TEMPO: Semana começa com chuva e granizo; ciclone extratropical pode se formar na costa do RS

Confira como ficará o tempo nos próximos dias no Rio Grande do Sul e até quando o Estado terá temporais

Kassiane Michel
Publicado em: 24/09/2023 às 13h:49 Última atualização: 24/09/2023 às 21h:25
Publicidade

O Rio Grande do Sul tem mais um dia chuvoso neste domingo (24). Até o meio-dia, diversas cidades tiveram temporais com queda de granizo no Estado. Um dos municípios onde os moradores registraram o fenômeno foi em Dois Irmãos, mas em uma quantidade baixa e que não causou estragos.

GUAÍBA CHEGA AO TERCEIRO MAIOR NÍVEL DESDE A ENCHENTE DE 1941 E CAPITAL ESTÁ EM ALERTA

Já no vale do Taquari, o granizo chegou com maior intensidade por volta das 10h30 em Bom Retiro do Sul. Outras cidades como Farroupilha, na serra Gaúcha, também tiveram temporais com granizo nesta manhã.

Entre a tarde e a noite deste domingo, segundo a MetSul Meteorologia, a instabilidade segue concentrada em pontos do Centro, Sul e Leste gaúcho com chuva forte, raios e queda de granizo. No Noroeste e no Norte do Estado, onde o sol aparece e faz muito calor, não se afasta chuva e temporal em setores localizados pelo excessivo aquecimento.

Ciclone extratropical se forma nos próximos dias

A MetSul alerta que a chuva não vai dar trégua até quarta-feira (27) e que o aprofundamento de uma área de baixa pressão seguida da formação de um ciclone extratropical na costa do RS vai reforçar ainda mais a instabilidade na terça-feira (26) com chuva intensa e tempestades.

PREVISÃO DO TEMPO: Semana começa com chuva e granizo; ciclone extratropical pode se formar na costa do RS | Jornal NH



PREVISÃO DO TEMPO: Semana começa com chuva e granizo; ciclone extratropical pode se formar na costa do RS

Foto: MetSul/Reprodução

Conforme o centro de baixa pressão se aprofundar, com a posterior formação de um ciclone extratropical na costa, as cidades gaúchas devem ter períodos de vento forte com rajadas localmente intensas entre a terça e a quarta-feira. As rajadas vão passar de 80 km/h em diferentes pontos.

Não são esperados fortes estragos, já que o ciclone estará na costa do RS. Devido a solo saturado pela chuva volumosa, podem acontecer quedas de árvores e queda de energia elétrica em diferentes cidades. Porto Alegre, pela sua alta arborização, pode registrar número maior de ocorrências. 

Previsão do tempo para a semana

Nesta segunda-feira (25), novas e fortes áreas de instabilidade se formam no Rio Grande do Sul. Desta vez mais do Centro para o Norte. No decorrer do dia, a tendência é que a instabilidade migre no sentido Sul e alcance pontos da Metade Sul gaúcha.

O risco de chuva localmente forte a intensa com temporais isolados de raios, granizo de variado tamanho e vento forte persiste. Na segunda, as temperaturas variam entre 16°C e 20°C.

“Na terça, uma área de baixa pressão vai se deslocar do Nordeste da Argentina e Paraguai para o Sul do Brasil e cruzará a região de Oeste para Leste na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina”, diz a meteorologista Estael Sias. Na terça-feira, o Vale do Sinos terá mínima de 16°Ce  máxima de 27°C. 

Durante a quarta-feira, o ciclone estará configurado na costa e sua circulação de umidade ainda trará chuva na primeira metade do dia. No decorrer da quarta, o tempo começa a melhorar gradualmente e a temperatura varia entre 12°C e 20°C.

Na quinta-feira (28), uma sequência de dias de sol e tempo firme vai iniciar no Rio Grande do Sul. A mínima será de 11°C e a máxima de 22°C na região metropolitana de Porto Alegre. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade