Se o final de semana foi congelante no Rio Grande do Sul, no amanhecer desta segunda-feira não é diferente. Por volta das 7 horas, os termômetros marcavam 3ºC em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. No mesmo horário, em Gramado, na Serra gaúcha, fazia -1ºC. As baixas temperaturas são por conta de um ar polar que ingressou no Estado.
De acordo com a Metsul Meteorologia, a semana em que agosto se despede e setembro chega, será de tempo firme no Estado, mas haverá presença de nuvens dividindo o céu com o sol. Os primeiros dias serão de baixas temperaturas, no entanto, já nesta segunda-feira a temperatura começa aumentar, embora não haja previsão de calor.
Conforme os especialistas, quase toda a semana as tardes serão marcadas por temperaturas agradáveis. Em Porto Alegre a máxima não deve ultrapassar a marca de 27ºC e o auge será no final da semana.
Apesar do amanhecer gelado dos últimos dias, a partir da terça-feira (29) o frio deve ser menos intenso nesse período do dia, embora nos Campos de Cima da Serra tenha possibilidade de marcas negativas. Na quarta-feira (30), há chance de geada em locais de maior altitude. De quinta-feira (31) em diante, as mínimas devem aumentar no território gaúcho.
Contudo, o frio noturno deve permanecer, especialmente nas madrugadas de quarta a sexta-feira (1º), porém o amanhecer nesses dias não terá frio tão intenso como no início desta semana. Uma mudança está prevista a partir do sábado (2), quando a instabilidade deve trazer chuva, raios e risco de granizo ao RS. Conforme a Metsul, as condições são favoráveis para o registro de temporais isolados, com fortes ventos.
LEIA TAMBÉM