O início do dia deste sábado (15) foi perfeito para quem gosta de aproveitar o inverno debaixo das cobertas: com temperaturas abaixo dos 5°C e bastante neblina na região metropolitana. Isso acontece porque as temperaturas despencaram após a passagem do ciclone extratropical, que impulsionou uma massa de ar seco e frio ao Rio Grande do Sul.
Conforme a MetSul Meteorologia, uma sequência de madrugadas frias segue até metade da semana que vem, ou seja, serão várias noites e madrugadas seguidas de temperatura muito baixa, com a presença de geada em grande parte do sul do País.
O tempo mais aberto, vento calmo e o perfil muito mais seco da atmosfera contribuem para as mínimas abaixo dos 5°C, que começaram neste sábado e que devem seguir em praticamente todo o Estado até quarta-feira (19).
Neste sábado, o sol aparece em todo o território gaúcho, mas deve deve ser seguido pela presença de nuvens. A tarde será amena na maior parte dos municípios, entretanto, à sombra persiste a sensação de frio.
“Em muitas cidades, o período que vai até quarta-feira será o mais frio deste ano e do inverno pela sucessão de cinco a seis dias de frio intenso durante a noite com geada. Serão cinco ou seis seguidos em que o estado gaúcho terá mínimas ao redor ou abaixo de zero”, explica a MetSul.
As máximas de sábado e domingo (16) tendem a cair no começo da semana. Máximas baixas com tardes frias, mesmo com a presença do sol acompanhado de nuvens, devem ser esperadas no Rio Grande do Sul até quarta.
LEIA TAMBÉM