RACHA TÉRMICO

PREVISÃO DO TEMPO: RS tem alto risco de tempestades devido a contraste entre massas de ar quente e frio; entenda

Enquanto a metade Sul do Estado está sob influência de uma frente de ar mais fria, o Noroeste e Norte gaúchos seguem sob uma massa de ar muito quente

Publicado em: 23/08/2023 18:21
Última atualização: 17/10/2023 19:36

As chuvas e os temporais que atingem parte do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (23) são resultado de um racha térmico que acontece pela atuação de uma massa de ar frio e uma massa de ar quente, ao mesmo tempo, em diferentes regiões do Estado. De acordo com a MetSul Meteorologia, enquanto a metade Sul do RS está sob influência de uma frente de ar mais fria, o Noroeste e Norte gaúchos seguem sob uma massa de ar muito quente que cobre grande parte do Brasil.


Temporais devem atingir RS entre esta quarta (23) e quinta-feira (24) Foto: GES

Assim, às 7 horas da manhã de hoje, no setor frio do Estado, Jaguarão registrava 9,3°C, Rio Grande estava em 12,6ºC e os termômetros em Camaquã chegavam aos 13,2°C. Já no setor quente do território gaúcho, no mesmo horário, fazia 25,4°C em Santa Rosa e em Serafina Corrêa, na Serra, 24,9°C.

"Muitas cidades do Noroeste e do Norte do Estado não baixaram dos 20°C durante a madrugada enquanto em Herval, na fronteira com o Uruguai, a temperatura desceu a 7,2°C", relatam especialistas do site meteorológico.

Com o avanço da frente fria, no entanto, ela encontra uma atmosfera de baixa pressão intensa e superaquecida. Assim, além da chuva e dos temporais isolados, de fortes a severos, há risco de granizo e de vendavais, além de uma grande frequência de raios. A instabilidade afeta principalmente o Sul, parte do Centro e do Leste do Estado.

Por outro lado, no Oeste, Noroeste e Norte gaúchos, o tempo firme predomina com sol, vento de moderado a forte e calor. Já em parte do Centro, Sul e Leste do RS, a temperatura fica baixa.

Conforme a MetSul, o risco de chuva localmente forte e de temporais é maior na área de transição do ar frio para o quente, portanto no Sul e do Centro-Leste para o Rio Grande do Sul. Mas, entre o fim desta quarta e início da quinta-feira (24), o risco de tempo severo aumenta muito na metade Norte, onde tempestades devem se formar neste período.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas