Boa parte do Rio Grande do Sul está em alerta vermelho para altos volumes de chuva nesta quarta-feira (13). Tanto a MetSul Meteorologia quanto o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram avisos para chuva intensa capaz de causar acumulados excessivos em curto período de tempo.
Conforme a meteorologista Estael Sias, da MetSul, o dia pode ser de muitos transtornos em diversas cidades gaúcha. O risco é de chuva por vezes forte a localmente torrencial. “Com volumes perto ou acima de 50 mm em até três horas, o que agrava o risco de alagamentos e inundações em zonas urbanas e áreas rurais”, explica a especialista.
Essa precipitação pode ainda causar súbita elevação de arroios e córregos com risco de transbordamento. A intensificação da chuva tende a agravar as cheias dos rios que estão com cota de inundação no oeste e no sul do Estado.
Entre a noite de terça (12) e a madrugada desta quarta, algumas cidades gaúchas registraram fortes trovoadas e raios, como no Vale do Sinos. Não se descarta a possibilidade de temporais de vento e queda de granizo no decorrer do dia.
Segundo Estael, “com uma corrente de jato em baixos níveis atuando, há risco de que pontos isoladíssimos da metade norte possam ocorrer vendavais com danos”. Ao se aprofundar no RS, essa área de baixa pressão dá início a um processo chamado de ciclôgenese, ou seja, a formação de um ciclone.
O fenômeno está configurado junto à costa do Estado no começo da quinta (14) o que pode resultar em rajadas de vento entre 60km/h e 80km/h. Como o solo estará saturado pelo excesso de umidade, o vento será capaz de gerar quedas de árvores na capital e em outras cidades. Cortes de energia elétrica não são descartados.
A meteorologista esclarece que o tempo já apresentará gradual melhoria durante a quinta, embora ainda chova em diversas áreas. O tempo firme generalizado é previsto a partir de sexta-feira (15) e deve prosseguir durante o fim de semana com um centro de alta pressão se instalando no RS. Confira a previsão do tempo para os próximos dias.
LEIA TAMBÉM