PARA SEXTA-FEIRA
PREVISÃO DO TEMPO: Risco de temporal coloca Grande Porto Alegre e metade norte do RS sob alerta laranja; entenda
Retorno da umidade ao Sul do Brasil é consequência de ciclone extratropical que se desloca da costa argentina em direção à Antártida
Última atualização: 05/10/2023 18:32
A metade norte do Rio Grande do Sul está sob alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o risco de temporais entre o início da madrugada e o fim da noite desta sexta-feira (6).
CHUVARADA JÁ PROVOCA MORTE EM SANTA CATARINA E DEVE GANHAR FORÇA
O alerta é válido para a Grande Porto Alegre, Litoral Norte, Vales do Sinos, Caí e Paranhana, Serra e regiões de Lajeado, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Cruz Alta, Santo Angelo, Santa Rosa, Passo Fundo e Erechim.
Segundo o Inmet, estas regiões podem registrar até 100 milímetros de chuva ao longo do dia e temporais com queda de granizo e rajadas de vento de até 100 quilômetros por hora. Por conta disso, há possibilidade de queda de árvores e estragos em lavouras.
SETEMBRO FOI O MÊS MAIS CHUVOSO NO RS DESDE O INÍCIO DOS ANOS 1900
Segundo a MetSul Meteorologia, a volta da instabilidade ao Estado e ao Sul do Brasil é consequência do deslocamento de um ciclone extratropical da costa da Argentina em direção à Antártida.
"Com o distanciamento do ciclone, o sistema vai deixar de impulsionar ar mais seco e frio para o Sul do Brasil. Com isso, a umidade retorna com instabilidade nesta sexta-feira para os três Estados do Sul com chuva e temporais isolados", resume a MetSul.