abc+

ANTES DA CHUVA

PREVISÃO DO TEMPO: Rio Grande do Sul tem calor de 32°C nesta quinta-feira antes de virada no tempo

Dia terá máximas de verão na região metropolitana de Porto Alegre e na Serra gaúcha

Kassiane Michel
Publicado em: 17/08/2023 às 07h:48 Última atualização: 22/08/2023 às 08h:40
Publicidade

A quinta-feira (17) começou com temperaturas altas no Rio Grande do Sul. Em Campo Bom, no Vale do Sinos, os termômetros marcavam 13,8°C às 18°C. À tarde, as máximas podem chegar a 32°C na região. Porém, o calor trará uma virada no tempo e a chuva deve chegar entre a tarde e a noite

Em Gramado, na Serra gaúcha, a quinta-feira terá máxima de 27°C.

Calor atípico de março | Jornal NH



Calor atípico de março

Foto: Carla Fogaça/GES-ESPECIAL

Nesta tarde, sob influência do vento norte/noroeste, a temperatura sobe rapidamente. Segundo a MetSul Meteorologia, no decorrer do dia, as nuvens devem aumentar em toda a fronteira com o Uruguai e há risco de temporais isolados no Oeste e no Sul gaúcho, especialmente durante a noite. A chuva será irregular e com volumes mal distribuídos. Além disso, a noite também será abafada.

A instabilidade que será registrada no Oeste e no Sul só deve atingir as demais regiões do RS na sexta-feira (18). A região metropolitana deve ter chuva a partir do meio da manhã de sexta, que começa com temperaturas acima dos 20°C, terá marcas de 25°C à tarde e frio de 12°C entre a noite e a madrugada de sábado (19).

Chegada de frente fria pode causar ciclone extratropical

A chuva atinge todo o Rio Grande do Sul na sexta-feira, com o avanço de uma frente fria pelo território gaúcho. No dia, há possibilidade de queda de granizo e risco de vendavais isolados. “Uma vez que a frente fria será precedida por ar muito quente e com baixa pressão atmosférica, cresce o risco de tempo severo localizado”, diz o site de meteorologia.

Contudo, a MetSul enfatiza que não são esperados altos volumes de chuvas por todo o Estado durante a atuação deste sistema frontal, apesar de diversos municípios poderem ter acumulados perto ou acima de 50 milímetros, com marcas isoladas de 75 a 100 milímetros.

Por conta da baixa pressão a qual a frente fria que se aproxima está associada, um ciclone extratropical deve ser formar a Leste da província de Buenos Aires, sobre o Atlântico, entre o final da sexta-feira e o início de sábado. Com isso, o tempo deve ter ainda mais vento no Sul e no Leste gaúcho durante o fim de semana, mas os modelos não indicam rajadas intensas.

(*) Colaborou: Stefany Rocha

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade