O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quinta-feira (13) alertas amarelos e laranjas para o Rio Grande do Sul nos próximos dias. Os avisos para a população são por conta de quatro eventos climáticos que podem atingir partes ou a totalidade do território gaúcho, como o declínio de temperaturas e a possibilidade de neve.
Conforme o órgão, desde esta manhã até sábado, o Estado, assim como outras regiões do País, terá um declínio de temperatura maior que 5ºC. A queda nos termômetros, que deve atingir todo o RS, é classificada como perigosa devido aos danos à saúde que pode causar.
O outro alerta de perigo do Inmet à população gaúcha é sobre o risco de vendaval, que se estende por toda a costa litorânea da região Sul do Brasil. O evento, que deve ser extinto até o fim desta noite, pode gerar ventos de 60 a 100 km/h, além de risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos em edificações e plantações. No Estado, os ventos fortes devem atingir a região metropolitana, a Serra e, principalmente, o Nordeste gaúcho.
Das 21 horas desta quinta até as 6 horas de sexta-feira (14), o Inmet alerta também para a possibilidade de neve na Serra e no Nordeste do Rio Grande do Sul. O evento, classificado pelo órgão como perigo potencial, pode ocasionar um pequeno risco de acidentes, com neve de até 5 centímetros de espessura. Os municípios gaúchos que em que pode nevar são Bom Jesus e São José dos Ausentes. O Sul catarinense também deve ser afetado.
O segundo alerta amarelo, de perigo potencial, é por conta do acumulado de chuva no Estado. O aviso, que é válido até a manhã de quinta-feira para a região metropolitana, Nordeste e Sudeste gaúcho, prevê chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou 50 milímetros por dia. A instabilidade, segundo o Inmet, tem baixo risco de causar alagamentos e pequenos deslizamentos.
LEIA TAMBÉM