CHUVA
PREVISÃO DO TEMPO: O que esperar dos temporais com risco de granizo que atingem o RS a partir desta terça-feira
Instabilidade vai provocar uma virada no tempo. Nos próximos dias, as temperaturas devem cair no Estado
Última atualização: 22/08/2023 11:29
A terça-feira (22) começou nublada em cidades da região metropolitana de Porto Alegre. Em Campo Bom, os termômetros marcaram 14,5°C no início da manhã. As máximas poderão chegar a quase 30°C no decorrer do dia.
O Rio Grande do Sul será atingido por temporais ainda na manhã desta terça e a instabilidade vai provocar uma virada no tempo. Nos próximos dias, as temperaturas devem cair no Estado.
A Defesa Civil do RS publicou um alerta para "temporais pontuais, descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo", que é válido até as 15 horas na região metropolitana e no sul do Estado.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também publicou um alerta para esta terça, que diz que o Rio Grande do Sul pode ter chuva de 50 milímetros em 24 horas, com ventos de até 60 km/h e queda de granizo.
Onda de temporais de quatro dias
A MetSul Meteorologia explica que a instabilidade desta terça-feira dará início a uma onda de temporais no Sul do Brasil de quatro dias. Nesta terça, é esperado que as cidades gaúchas tenham momentos intercalados entre sol e chuva. Assim, a instabilidade será seguida de aberturas de sol com forte aquecimento, com posterior retorno da chuva com temporais.
Uma intensa corrente de jato em baixos níveis trará vento do quadrante Norte moderado a forte com rajadas muito fortes em alguns pontos no RS nesta terça. É esperado vento de 40 km/h a 60 km/h, nos vales, sobre morros e áreas de encostas não são descartadas rajadas de 80 km/h a 100 km/h.
"Considerando a atmosfera muito aquecida e a pressão baixíssima, o perigo de granizo é bastante elevado e o fenômeno pode ser registrado em diferentes cidades. No geral, o granizo será miúdo, mas, dadas as condições atmosféricas, em alguns pontos não se afasta granizo médio a grande", destaca a MetSul.
A chuva não se afasta nesta terça, pois as condições climáticas estarão propícias à formação de tempestades na região Sul do Brasil até a sexta-feira (25). Na sequência, avançará sobre o ar quente frente fria com forte massa de ar frio. Inicialmente, a instabilidade vai afetar mais o Rio Grande do Sul hoje e na quarta-feira (23) embora a chuva possa se estender a Santa Catarina e ao Paraná. Na quinta, a instabilidade atuará mais na Metade Norte gaúcha.
Previsão do tempo para a semana
Na quarta (23), a instabilidade se concentra sobre o Estado e a há risco de temporais nas regiões oeste, centro, sul e leste gaúcho. O noroeste e o norte do RS devem seguir com tempo mais aberto. Nos vale do Sinos e do Paranhana, as máximas baixam para marcas entre 23°C e 26°C.
Na quinta (24), terceiro dia do episódio de instabilidade, o tempo segue chuvoso em muitas áreas da região sul do Brasil. Conforme a MetSul, a instabilidade mais forte atua no decorrer do dia na metade norte gaúcha e avança para Santa Catarina e o Paraná, afetando mais o leste dos dois estados.
As mínimas e máximas baixam ainda mais do que as que foram registradas no RS no dia anterior. Em Novo Hamburgo, por exemplo, os termômetros ficam abaixo de 12°C.
Já na sexta, uma massa de ar frio de maior intensidade avança pelo RS. As menores temperaturas devem ser registradas em cidades do Campos de Cima da Serra, onde pode fazer 1°C.