ABAIXO DE 0°C

PREVISÃO DO TEMPO: Neve na Argentina e mínimas negativas no RS; confira até quando segue o frio

Na manhã desta terça-feira (18), cidades gaúchas tiveram mínimas abaixo de 0°C e sensação térmica de até -9,2°C; geada foi registrada em alguns municípios

Publicado em: 18/07/2023 09:05
Última atualização: 22/08/2023 08:16

Nesta terça-feira (18) as marcas nos termômetros vão ficar até 5°C a 10°C abaixo do normal para esta época do ano no Rio Grande do Sul. Nesta manhã, frio intenso e geada foram registrados em diversas cidades gaúchas.


Geada e mínimas negativas no RS; confira até quando segue o frio Foto: Divulgação

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), alguns municípios tiveram mínimas muito baixas às 6 horas, como: Cambará do Sul (-0,2°C, com sensação térmica de -4,2°C), Quaraí (-0,2°C, com sensação de -1,9°C), Jaguarão (1,8°C, com sensação de 3,6°C), Santiago (1,4°C, com sensação de -0,9°C), Lagoa Vermelha (3,2°C, com sensação de -9,2°C) e Campo Bom (3,6°C, com sensação de 5,3°C).

Ainda na segunda-feira (17), fez -22,5°C em Perito Moreno, no Sul da Argentina. Conforme a MetSul Meteorologia, nevou nas partes mais altas de Córdoba, a chamada região das Altas Cumbres, no centro do país. A massa de ar frio que atingiu a Argentina foi responsável pela queda nas temperaturas no RS. 

Na tarde desta terça, segue frio mesmo com sol. As máximas devem se situar entre 10°C e 15°C na maioria dos municípios. As temperaturas voltam a cair no início da noite, o que precede a madrugada de quarta-feira (19) que será novamente gelada, embora com mínimas mais altas, com geada em diversas cidades. 

Calor no fim de semana

A segunda metade da semana será marcada por uma mudança brusca de temperatura e são esperadas temperaturas altas, de até 10°C acima da média histórica de julho neste fim de semana.

Na quinta-feira (20), haverá aumento de nuvens e chove em parte do Estado. Haverá o ingresso de ar mais quente com vento Norte que deve elevar bastante as mínimas no começo do dia, embora ainda faça frio.

A massa de ar quente toma conta do Rio Grande do Sul e de várias áreas do Sul do Brasil entre a sexta e o sábado com vento do quadrante Norte que pode soprar moderado com ocasionais rajadas em diferentes cidades. As máximas já se elevam na sexta-feira (21) com abafamento, mas aquecimento maior é projetado para o sábado (22) com máximas de 27°C a 30°C na região metropolitana de Porto Alegre. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas