Após uma quarta-feira (6) de tempo firme e temperaturas agradáveis no Rio Grande do Sul, os meteorologistas e a Defesa Civil alertam para novos temporais nesta parte final da semana. Vai chover forte em praticamente todas as regiões, informa a MetSul Meteorologia. Para o Vale do Taquari a previsão é de que não haja repique da enchente que já matou dezenas de pessoas.
Segundo a MetSul, os moradores da faixa leste do Estado – incluindo a Grande Porto Alegre e o Vale do Sinos – devem ficar atentos nesta quinta-feira (7) ao vento forte. No fim da tarde desta quarta, mesmo com tempo firme, estações meteorológicas da capital registraram rajadas entre 60 e 70 quilômetros por hora, condição que deve se manter ao longo do feriado.
VEJA IMAGENS DE COMO FICOU ROCA SALES DEPOIS DA ENCHENTE
O tempo muito ventoso não está associado a temporal ou ciclone. A razão é uma enorme diferença de temperatura e pressão entre o mar e o continente. “Trata-se de uma situação bastante comum de se observar no final do inverno e na primavera, quando há muitos dias de vento moderado a forte do quadrante leste”, informa a MetSul.
CICLONE CAUSOU ENCHENTE NO RIO GRANDE DO SUL? A RESPOSTA É NÃO; ENTENDA
Até o começo da sexta-feira o vento vai seguir forte a muito forte com rajadas por vezes intensas de leste a nordeste na metade leste do Rio Grande do Sul. “As rajadas mais intensas devem se dar na costa, na Lagoa dos Patos e entorno e, ainda, na área de Porto Alegre e cidades da região perto da lagoa com potencial de causar quedas de árvores e cortes de luz em alguns pontos”, detalha a MetSul.
Ainda conforme a MetSul, as rajadas fortes acompanhando temporais devem atingir áreas das regiões metropolitana, litoral e nordeste (Serra) no começo da sexta-feira, quando da chegada da frente fria que vai avançar com grande velocidade pelo Estado com expectativa de vendavas em diferentes áreas do Rio Grande do Sul.
LEIA TAMBÉM