Apesar de ensolarado, o fim de semana foi de frio rigoroso, com marcas negativas e geada em algumas cidades do RS. Nesta semana, de adeus ao mês de julho e boas-vindas a agosto, as temperaturas devem se elevar à medida que a massa de ar frio se afasta e uma massa de ar mais quente ingressa no Estado.
A MetSul Meteorologia informa que o fenômeno vai se instalar na Argentina, especialmente no norte do país, e impactará o tempo no Rio Grande do Sul.
Mesmo com tardes de temperaturas mais agradáveis, as madrugadas de terça (1ª) e quarta (2) ainda terão mínimas baixas. “Isso porque, mesmo afastando-se a massa de ar frio, a atmosfera estará muito seca e o tempo muito aberto nesta primeira metade da semana, o que favorecerá maior resfriamento noturno e cerração”, explicam os meteorologistas.
São José dos Ausentes, por exemplo, que teve mínimas abaixo de zero no fim de semana, pode ter marcas entre 1°C e 2°C nos próximos dois dias. Já Porto Alegre pode anotar ao redor de 10°C nos bairros mais centrais.
Ainda segundo a MetSul, o aquecimento terá mais impacto na metade oeste do território gaúcho, embora aqueça à tarde em outras regiões. Em cidades mais perto da Argentina, no oeste, as tardes desta segunda (31) a sexta (4) serão quentes, com possibilidade de marcas perto ou ao redor de 30°C, em especial no noroeste.
Chuva escassa
Os meteorologistas esclarecem que a chuva será escassa nesta semana. A maior parte dos dias terá a presença do sol. Poderá ter chance de precipitação no sul do Estado na sexta-feira, instabilidade que também pode avançar para outras regiões do RS no sábado (5), com baixos volumes.
Dessa forma, agosto deve começar com temperatura acima a muito acima da climatologia histórica. A primeira semana do mês terá predomínio do tempo seco mais ao sul do Brasil, que estará sob a influência de uma massa de ar mais seca e muito quente.
Os meteorologistas afirmam que o fenômeno vai influenciar as condições do tempo nas latitudes médias da América do Sul.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags