A chuva excessiva que atingiu o RS entre o domingo (3) e o decorrer do dia seguinte causou muitos estragos. No Vale do Taquari, por exemplo, moradores ficaram ilhados com a cheia do Rio Taquari e seus afluentes.
A Companhia Energética Rio das Antas (Ceran), que é proprietária das usinas Castro Alves, Monte Claro e 14 de Julho, que formam o Complexo Energético Rio das Antas, informou que a vazão do Rios das Antas apresenta os níveis mais altos desde a construção das usinas, que iniciaram em 2004. A ponte de ferro que fica entre Farroupilha e Nova Roma do Sul foi destruída pela força das águas.
O que esperar desta terça
Esta terça (5), a previsão é de sol entre nuvens no Estado. No entanto, há queda nos termômetros. O dia já começou com declínio de temperatura e alerta amarelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Novo Hamburgo, por exemplo, a mínima era abaixo dos 10°C e deve subir até, no máximo, 15°C. Há probabilidade de chuva isolada.
Na Serra, em Gramado, a temperatura sobe até os 13°C. Em Tramandaí, no litoral norte, as temperaturas ficam entre os 10°C e 15°C, com vento moderado pela manhã.
Segundo episódio de chuvarada
Após a trégua, segundo a MetSul Meteorologia, um segundo episódio de chuva volumosa é esperado para quinta-feira (7). A instabilidade deve seguir até sábado (9).
LEIA TAMBÉM