FIQUE ATENTO!

PREVISÃO DO TEMPO: Longa sequência de dias de chuva começa nesta segunda-feira; saiba onde são esperados os maiores acumulados

Bolha de ar quente e baixas pressões vão reter instabilidade no Estado

Publicado em: 18/09/2023 08:49
Última atualização: 16/11/2023 17:26

Após um fim de semana de temperaturas muito elevadas no Rio Grande do Sul, quando cidades do Vale do Sinos registraram marcas de 37°C a 39°C, a instabilidade retorna ao Estado nesta segunda-feira (18). Uma frente fria, que já atinge o oeste e o sul, deve avançar para todas as regiões ao longo do dia.

FIQUE BEM-INFORMADO (A): ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP


Avanço das nuvens e chuva pela região metropolitana Foto: Juliana Flor/GES-Especial

Apesar da instabilidade, segue quente no decorrer do dia. As temperaturas nos vales do Sinos, Caí e Paranhana e Serra gaúcha podem chegar ao redor dos 30°C. No litoral norte, as máximas são de 25°C. Na terça-feira (19), as máximas devem ser mais amenas. 

A MetSul Meteorologia alerta para risco de temporais isolados de vento e granizo, bem como chuva forte localizada. Esta segunda será o começo de uma longa sequência de dias com instabilidade.

Conforme os meteorologistas, a precipitação se dará sob ar quente, o que favorece nuvens carregadas com alta frequência de tempestades, algumas fortes a severas no decorrer desta semana. No início desta segunda, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estava com quatro alertas para temporais no Estado.

Com uma bolha de ar quente no Centro da América do Sul e baixas pressões, a chuva ficará retida no Rio Grande do Sul, ponto em que recebe energia do ar tropical que formará temporais. Durante esta semana haverá sucessiva formação de áreas de instabilidade com intervalos de sol e abafamento. 

Acumulados

São esperados acumulados perto ou acima de 100 mm em diversas cidades do oeste, do centro e do sul gaúcho. Alguns pontos podem chegar aos 200 mm. 

Ainda de acordo com a MetSul, há risco de alagamentos, especialmente em situações de temporais isolados e de agravamento de cheias de rios. O Jacuí e o Guaíba, por exemplo, seguiam muito altos no domingo (17). A cidade de Rio Grande sofria com alagamentos pelo alto nível da lagoa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas