O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta para o Rio Grande do Sul por conta da tempestade que atingirá o Estado entre a noite desta terça (3) e manhã de quarta-feira (4). O aviso de cor vermelha classifica o grau de severidade do evento como sendo de “grande perigo”.
Nesta manhã, o órgão já havia sinalizado os riscos das chuvas com um comunicado de alerta laranja para praticamente todo o território gaúcho, catarinense e paranaense. O alerta o vermelho, no entanto, é destinado à metade Norte do RS e parte de Santa Catarina.
O último comunicado informa que, nas regiões gaúchas Metropolitana, Serrana, Noroeste, Nordeste, Centro Ocidental, Centro Oriental e Sudoeste, além do Oeste catarinense, a chuva deve ser superior a 60 milímetros por hora ou maior que 100 milímetros por dia, com ventos superiores a 100 quilômetro por hora e queda de granizo.
Há grande risco que a tempestade provoque “danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário” nestas áreas.
O alerta é válido das 22 horas desta terça até as 8 horas de quarta-feira.
Orientações do Inmet
- Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
- Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos;
- Em caso de situação de grande perigo confirmada: procure abrigo, evite permanecer ao ar livre;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
LEIA TAMBÉM