PERIGO POTENCIAL

PREVISÃO DO TEMPO: Inmet emite alerta para tempestade que atinge o Vale do Sinos e outras regiões do RS; confira detalhes

Alerta amarelo é válido até a manhã de quinta-feira (10). Ventos podem chegar a 60 km/h

Publicado em: 09/08/2023 21:58
Última atualização: 22/08/2023 08:35

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para a região Sul do Brasil por conta da tempestade que atinge o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além de parte de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, desta quarta (9) até a manhã de quinta-feira (10). 

ATUALIZAÇÃO: Inmet emite novo alerta para chuva com vento de 100 km/h e queda de granizo no RS


Inmet emitiu alerta de perigo potencial para tempestades que devem atingir o Sul do País e parte de outros estados brasileiros até esta quinta-feira (10) Foto: Reprodução

No Estado, a chuva com ventos intensos passam por regiões como a metropolitana, vales do Sinos, do Paranhana e do Caí, litoral norte, Serra, além do Norte e Nordeste gaúcho.

Conforme o órgão, durante hoje e amanhã, deve chover entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar até a 50 milímetros por dia. Os ventos registrados têm sido de 40 a 60 quilômetros por hora e também há possibilidade de queda de granizo.

Apesar do grau de severidade do fenômeno ter sido classificado como "perigo potencial", o Inmet avisa que é baixo o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. O alerta é válido até as 10 horas de quinta-feira.

Conforme a MetSul Meteorologia, na manhã de quinta-feira o sol deve aparecer com nuvens na maior parte do Estado, mas com períodos de nebulosidade. A instabilidade deve permanecer durante todo o dia, no entanto, as temperaturas não baixam tanto e a tarde deve ser um pouco abafada.

Instruções do Inmet

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas