Moradores das regiões de Pelotas e Camaquã, no Sul do Estado; de Bagé, na Campanha; de Caxias do Sul e Bento Gonçalves, na Serra; de Torres, no Litoral Norte; dos Vales do Rio Pardo, Taquari, Caí e Sinos; e da Região Metropolitana de Porto Alegre registraram queda de granizo nesta quarta-feira (23). Em alguns municípios a tempestade foi classificada como “severa” pela MetSul Meteorologia. A quinta-feira (24) será mais um dia de tempo instável no Rio Grande do Sul.
Segundo a MetSul, a queda de granizo atingiu “dezenas de cidades” gaúchas. A estimativa é de que pelo menos 50 municípios tiveram transtornos causados por tempestades desde a tarde desta terça-feira (22). A maior parte das cidades registrou granizo a partir do fim da tarde desta quarta. A Defesa Civil deverá encaminhar levantamentos dos estragos já na manhã desta quinta-feira.
Ainda conforme a MetSul, na maioria dos municípios as pedras de gelo foram miúdas, mas em algunas regiões chegaram a ser comparadas a um ovo de galinha. Somente em Bagé, na Campanha, a Defesa Civil local atendeu mais de 80 ligações de moradores pedindo ajuda, especialmente lona para cobrir o telhado danificado após a granizada. Em cidades como Novo Hamburgo e São Leopoldo, onde teve granizo, não havia notícia de grandes transtornos causados pelo mau tempo.
E vem mais granizo para o Rio Grande do Sul?
Segundo a MetSul, sim. A empresa inclusive alerta para o risco de granizo nesta quinta-feira especialmente no Norte do Estado. “O risco é maior na metade norte gaúcha, em especial regiões como Médio e Alto Uruguai, Planalto e norte da Serra. No decorrer do dia a instabilidade avança para Santa Catarina”, explicou a MetSul. Ao longo do dia fará calor de mais de 30 graus no norte do RS enquanto que, no sul, as remperaturas estarão na faixa dos 12 graus.
LEIA TAMBÉM