abc+

FIM DO INVERNO?

PREVISÃO DO TEMPO: Granizo em pelo menos seis regiões do RS; fenômeno deve se repetir nesta quinta

Proporção de estragos variam de município para município; levantamento começa a ser feito na manhã desta quinta

Jornal VS
Publicado em: 24/08/2023 às 03h:12 Última atualização: 24/08/2023 às 03h:13
Publicidade

Moradores das regiões de Pelotas e Camaquã, no Sul do Estado; de Bagé, na Campanha; de Caxias do Sul e Bento Gonçalves, na Serra; de Torres, no Litoral Norte; dos Vales do Rio Pardo, Taquari, Caí e Sinos; e da Região Metropolitana de Porto Alegre registraram queda de granizo nesta quarta-feira (23). Em alguns municípios a tempestade foi classificada como “severa” pela MetSul Meteorologia. A quinta-feira (24) será mais um dia de tempo instável no Rio Grande do Sul.

Tamanho das pedras de granizo surpreendeu em Mostardas | Jornal NH



Tamanho das pedras de granizo surpreendeu em Mostardas

Foto: Defesa Civil/Divulgação

Segundo a MetSul, a queda de granizo atingiu “dezenas de cidades” gaúchas. A estimativa é de que pelo menos 50 municípios tiveram transtornos causados por tempestades desde a tarde desta terça-feira (22). A maior parte das cidades registrou granizo a partir do fim da tarde desta quarta. A Defesa Civil deverá encaminhar levantamentos dos estragos já na manhã desta quinta-feira.

Ainda conforme a MetSul, na maioria dos municípios as pedras de gelo foram miúdas, mas em algunas regiões chegaram a ser comparadas a um ovo de galinha. Somente em Bagé, na Campanha, a Defesa Civil local atendeu mais de 80 ligações de moradores pedindo ajuda, especialmente lona para cobrir o telhado danificado após a granizada. Em cidades como Novo Hamburgo e São Leopoldo, onde teve granizo, não havia notícia de grandes transtornos causados pelo mau tempo.

Em Flores da Cunha o granizo chegou a se acumular na rua | Jornal NH



Em Flores da Cunha o granizo chegou a se acumular na rua

Foto: Divulgação/MetSul

E vem mais granizo para o Rio Grande do Sul?

Segundo a MetSul, sim. A empresa inclusive alerta para o risco de granizo nesta quinta-feira especialmente no Norte do Estado. “O risco é maior na metade norte gaúcha, em especial regiões como Médio e Alto Uruguai, Planalto e norte da Serra. No decorrer do dia a instabilidade avança para Santa Catarina”, explicou a MetSul. Ao longo do dia fará calor de mais de 30 graus no norte do RS enquanto que, no sul, as remperaturas estarão na faixa dos 12 graus.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade