A semana começou fria no Rio Grande do Sul e seguiu com mínimas abaixo de zero em alguns pontos do território gaúcho nesta terça-feira (29). Em São José dos Ausentes, por exemplo, fez -2°C.
A “friaca” deste fim de agosto, no entanto, dá espaço ao ingresso de uma massa de ar quente que deve favorecer a elevação dos termômetros na quarta (30), dia em que as temperaturas podem subir perto dos 30°C.
FIQUE BEM-INFORMADO(A): FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP
Conforme a MetSul Meteorologia, a inversão térmica desta quarta pode contribuir para o registro de nevoeiro em pontos do centro e leste do Estado. O dia ainda deve começar com temperaturas baixas, mas sem frio intenso.
Em Novo Hamburgo, por exemplo, o amanhecer deve registrar 13°C. À tarde, os termômetros da cidade podem bater os 27°C, assim como em grande parte dos municípios do Vale do Sinos. O ponto mais quente do RS será a noroeste, onde as máximas que podem chegar aos 28°C.
De acordo com a meteorologista Estael Sias, uma massa de ar seco em processo de aquecimento vai garantir o tempo firme.
Dias mais quentes
A previsão é de que esquente ainda mais entre quinta (31) e sexta, 1° de setembro. Contudo, a Estael explica que o calor não será sentido em todo território gaúcho.
Na tarde da quinta, as máximas alcançam até 30°C a noroeste, enquanto em Porto Alegre, os termômetros deve registrar 27°C nos dois dias. Na região metropolitana deve fazer entre 28°C e 29°C.
LEIA TAMBÉM