Fortes ventos são esperados nesta quarta-feira (11) no Rio Grande do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para um volume total de chuva que pode chegar a 50 milímetros em 24 horas, com ventos de até 60km/h e queda de granizo no sul do Estado. Outro aviso do Inmet diz que ventos costeiros são esperados em todo o litoral gaúcho.
?? #Atenção: Previsão de tempestade, amanhã (11), em áreas do Rio Grande do Sul. O volume total de chuva pode chegar a 50 milímetros (mm) em 24h, com ventos de até 60km/h e queda de granizo.
???? Confira o aviso amarelo ???? https://t.co/8KVSbo1a2u
#tempestade #previsão pic.twitter.com/N8iZjOe4TH
— INMET (@inmet_) October 10, 2023
Um outro alerta, na cor vermelha (grande perigo), indica chuva e ventos de até 100 km/h em parte do noroeste e na fronteira com o Uruguai até o meio-dia.
Há ainda um aviso na cor laranja (perigo) para quase todo o RS, que alerta para “chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo”. Também há risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos. A vigência é até as 21 horas desta quarta.
A MetSul Meteorologia diz que o Rio Grande do Sul terá um novo episódio de forte instabilidade com chuva localmente volumosa e temporais isolados entre esta quarta e o feriado de quinta-feira (12). A preocupação maior é com os rios que já estão próximos do nível de cheia.
Conforme a MetSul, a nebulosidade cresceu e começou a ingressar no Estado pela Fronteira Oeste e o Noroeste. O sol apareceu no início da manhã na região metropolitana de Porto Alegre, mas o tempo logo ficou nublado. Ao longo do dia, a chuva vai atingir todas as regiões, principalmente entre a tarde e a noite.
Os temporais serão de intensidade moderada a forte nesta quarta, inclusive na Grande Porto Alegre.
A MetSul reforça que “será um novo episódio de chuva volumosa no Rio Grande do Sul e Santa Catarina entre hoje e amanhã com acumulados de precipitação em algumas localidades que podem ser equivalentes à média do mês inteiro”.
A instabilidade é consequência de uma frente fria que está sobre o RS. A chuva será mais intensa do Centro para o Norte gaúcho. O maior risco é granizo, apesar da possibilidade de vendavais localizados. A região com maior potencial de temporais será o Noroeste gaúcho.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
-
Tags
- 11 de outubro de 2023
- bolha de calor
- calor
- CHUVA
- inmet
- Instituto Nacional de Meteorologia
- OUTUBRO
- previsão do tempo
- previsão do tempo em novo hamburgo
- previsão no vale
- previsão tempo
- Rio Grande do Sul
- rs
- TEMPO
- tempo agora
- tempo agora em novo hamburgo
- tempo em novo hamburgo
- tempo no vale
- temporal
- VENTO