DIAS GELADOS

PREVISÃO DO TEMPO: Duas massas de ar frio atingem o RS em quatro dias e temperaturas despencam

Primeira frente fria avança pelo Estado durante esta sexta-feira e se intensifica no sábado

Publicado em: 14/07/2023 16:47
Última atualização: 22/08/2023 08:13

Ao longo desta sexta-feira (14), uma massa de ar seco e frio, impulsionada pelo ciclone extratropical, avança pelo território gaúcho. De acordo com a MetSul Meteorologia, em algumas cidades do Rio Grande do Sul, as máximas registradas são de apenas um dígito.

Duas massas de ar frio atingem o RS em quatro dias e temperaturas despencam Foto: Júlia Taube/GES especial

O frio intenso deve permanecer durante a próxima semana. Em poucos dias, duas massas de ar frio irão avançar pelo continente. A primeira, é a desta sexta-feira, que chega com menos intensidade e leva o frio até o Sul de Minas Gerais. 

Já a segunda ingressa entre terça (18) e quarta-feira (19). Mais intensa, ela fará com que as temperaturas no Estado, e também na Argentina e no Uruguai, baixem significativamente.

Dias gelados

O sistema de alta pressão que chegou nesta sexta-feira ganha força neste sábado (15), quando um maior impacto na temperatura deve ser sentido em todo o Sul do País, no Mato Grosso do Sul, em São Paulo e em Minas Gerais. A previsão é de que as temperaturas fiquem abaixo de zero em alguns pontos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Além disso, diversas regiões do Sul do Brasil poderão ter formação de geada, por conta do ar seco associado ao vento calmo, céu claro e frio intenso. A partir de sábado também, as noite terão frio mais intenso.

No domingo (16), a temperatura deverá ser mais alta se comparada ao sábado. No entanto, a manhã terá frio intenso, mas com pouca possibilidade de geada.

Na próxima semana, temperaturas abaixo de zero e formação de geada também devem ser registradas no Estado, principalmente nas manhãs de segunda (17), terça (18) e quarta-feira (19), quando, no Vale do Sinos, os termômetros poderão variar entre 1 e 3°C.

Contudo, os dias frios devem vir acompanhados de sol e tempo seco, o que deverá colaborar para que os municípios se recuperem das áreas afetadas pelo ciclone.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas