SOB O EFEITO DO EL NIÑO
PREVISÃO: Confira como ficará o tempo neste mês de outubro no RS
De acordo com a MetSul Meteorologia, com o El Niño ainda ganhando força no Pacífico, a tendência é que o fenômeno siga influenciando o clima durante este mês
Última atualização: 04/12/2023 14:14
Apesar do clima típico de primavera - e, portanto, com mais dias de calor no Sul do Brasil -, o mês de outubro também costuma ser um dos meses mais tempestuosos do ano na região. Contudo, de acordo com a MetSul Meteorologia, com o El Niño ainda ganhando força no Pacífico, a tendência é que o fenômeno siga influenciando o tempo durante este mês.
Com isso, o padrão de precipitação do País deve seguir sendo impactado. Para o Rio Grande do Sul, isso significa que outubro deve ser mais um mês com excesso de chuva. Os acumulados mais altos devem se acontecer na metade Norte do Estado, onde algumas cidades podem registrar marcas acima de 300 milímetros no mês, ou até acumulados superiores a isso.
"A tendência de chuva volumosa no mês na metade Norte preocupa porque é a área do Estado em que estão as bacias dos rios que desembocam nos vales, como o Taquari, e desaguam depois em Porto Alegre, caso do Jacuí e outros. Como os rios já estão com os seus níveis alterados e a Lagoa dos Patos cheia, o risco de novas enchentes é agravado", explicam os meteorologistas do portal.
A atmosfera mais úmida e mais aquecida, também efeito do El Niño, propicia ainda a ocorrência mais frequente de temporais - isoladamente e com danos -, além de uma maior probabilidade de vendavais.
Esse cenário também deve impactar no plantio da safra de verão. É possível que isso gere atrasos significativos no plantio em diversos municípios gaúchos. "A chuva mais volumosa na Metade Norte gaúcha pode ainda afetar a colheita de inverno", destaca a MetSul.
Quanto às temperaturas, em geral, devem ficar acima da média nos estados sul-brasileiros. No RS, no entanto, apesar de a previsão indicar que haverá dias quentes, não é esperado que este outubro seja um mês de muito calor. Massas de ar frio devem chegar ao território gaúcho, trazendo noites com temperaturas mais baixas.