Uma massa de ar frio de grande extensão avança pelo Brasil até este fim de semana e deve atingir fortemente o Sul do País. Com isso, em estados que, de forma excepcional, estavam sendo registradas máximas de 40°C neste mês de agosto, as temperaturas devem despencar. De acordo com a MetSul Meteorologia, o resfriamento será sentido nas regiões do Sul, Centro-Oeste e Sudeste, mas a queda da temperatura ocorrerá até no Sul da região amazônica, no Norte.
- VÍDEO: Instabilidade traz queda de granizo para diversas cidades do Vale do Sinos nesta quinta-feira
O frio já ingressou no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (24), sendo o responsável pelas mínimas de 4,9°C em Herval e 5°C em Pedras Altas durante a madrugada. Além disso, grande parte do Oeste e do Sul gaúcho amanheceram com marcas abaixo de 10°C.
No entanto, um reforço de ar frio que se aproxima e deve derrubar ainda mais as temperaturas. Esse ar polar começará a ingressar no território gaúcho nesta sexta-feira (25) e tomará conta do Estado no fim de semana. Assim, nos próximos dias, grande parte das cidades do RS terão mínimas abaixo de 5°C.
“As menores marcas são esperadas no fim de semana, especialmente no domingo, e na segunda-feira, que terão as menores mínimas no Rio Grande do Sul neste evento de frio de fim de inverno climático”, explica o portal de meteorologia.
Nesta sexta-feira, as mínimas devem ficar entre 7ºC e 8°C em Porto Alegre, seguido com as temperaturas mais baixas até 7°C no sábado (26), até 6°C no domingo (27) e ao redor de 5°C na segunda-feira (28). Em outras partes da cidade e mesmo da região metropolitana, os termômetros podem marcar até 2°C ou 3°C neste período.
Já na região da Campanha e na Serra do Sudeste, nas madrugadas de domingo e de segunda-feira as temperaturas mínimas poderão ficar etre-2°C e 0°C. Nos Campos de Cima da Serra, que, segundo a MetSul é considerada a região mais fria do Rio Grande do Sul, no mesmo período, as mínimas devem baixar a valores de até -5°C.
Na Serra gaúcha, em cidades como Gramado e Caxias do Sul, as mínimas devem ficar entre 5°C e 6°C nesta sexta, mas o sábado já amanhece com 3°C a 4°C. No domingo pode ter 0°C a 2°C, quadro que deve se repetir na segunda.
O tempo frio, contudo, não vai se limitar as noites e madrugadas. “Em parte do Rio Grande do Sul, especialmente no Sul e no Leste do Estado, a temperatura vai se manter baixa o dia todo no fim de semana, com máximas baixas à tarde mesmo com a presença do sol. O frio à tarde será mais sentido em cidades do Sul e do Leste gaúcho”, segundo a MetSul.
Há também probabilidade de geada para as madrugadas do domingo e da segunda.
LEIA TAMBÉM