Após um ciclone extratropical atingir o Rio Grande do Sul, a chuva se afasta do Estado e o fim de semana terá temperaturas baixíssimas, típicas de inverno. A sexta-feira (14) amanheceu com sol entre nuvens no Vale do Sinos. Em Campo Bom, a mínima foi de 9,4°C, com sensação térmica de 7°C.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), algumas cidades tiveram mínimas abaixo de 5°C às 6 horas, como: Cambará do Sul (3,9°C com sensação térmica de – 6,2°C), Canela (4,5°C e sensação de 0,2°C), Passo Fundo (4,8°C com sensação de 2,8°C) e Vacaria (3,5°C com sensação de -1,6°C).
Em Porto Alegre, o dia começou com 9,7°C.
Devido a nebulosidade, ainda não foi registrada geada nas cidades gaúchas. Conforme Nilson Wolff, voluntário na Estação de Meteorologia de Campo Bom, o tempo firme será propício para geada a partir deste sábado (15).
- Ciclones devem voltar a atuar sobre o RS até o fim do inverno; entenda
- Ciclone atingiu mais de 50 municípios em todo o Rio Grande do Sul
Nesta sexta, as máximas não sobem muito e ficarão abaixo de 15°C na maioria dos municípios gaúchos. Sob a influencia de vento gelado, a temperatura irá subir devagar com máximas que seguirão baixas em grande parte das regiões.
Neve em SC
A neve chegou a municípios de Santa Catarina nesta sexta-feira. Segundo a MetSul Meteorologia, o registro foi feito nos picos do Planalto Sul, região mais propícia para precipitação invernal no Brasil. (Veja o vídeo abaixo). O fenômeno ocorreu durante grande parte da madrugada desta sexta no distrito do Cruzeiro, situado a mais de 1.500 metros de altitude, no interior de São Joaquim.
A MetSul havia antecipado a possibilidade de neve nas áreas de maior altitude entre os Aparados da Serra do Rio Grande do Sul e o Planalto Sul. A precipitação invernal é um efeito da interação da massa de ar frio impulsionada pelo ciclone no oceano e que ingressa pelo Norte da Argentina, a partir de uma alta polar continental, com a umidade da circulação ciclônica que se origina da costa.
?? TEMPO | Queda de neve em vários momentos da madrugada desta sexta-feira no distrito do Cruzeiro, a 1.500 metros de altitude, em São Joaquim, Planalto Sul Catarinense. Vídeo por Caio Souza. pic.twitter.com/MInFgnupCG
— MetSul Meteorologia (@metsul) July 14, 2023
Previsão para o fim de semana
A MetSul explica que uma massa de ar frio irá avançar pelo continente. O sistema de alta pressão que chega nesta sexta-feira ganha força neste sábado com maior impacto na temperatura mínima em todo o Sul do Brasil. A previsão indica que a temperatura poderá baixar de zero em alguns pontos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Cidades da Campanha, serra sudeste, Campos de cima da Serra e Planalto Sul catarinense deverão as menores marcas.
Em grande parte das áreas a previsão é de mínima de apenas um dígito no começo do sábado com sensação de frio. O tempo firme e o frio intenso propiciam a formação de geada em diversas regiões. As máximas serão de 17°C na região metropolitana de Porto Alegre.
O domingo (16) terá frio no começo da manhã, contudo a temperatura tende a ser mais alta comparada ao sábado. O potencial de geada para o domingo é pequeno. As temperaturas variam entre 9°C e 18°C na maioria das regiões.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags