PREPARE-SE
PREVISÃO DO TEMPO: Chuva retorna ao RS nesta sexta-feira e dá início a dias de instabilidade; saiba o que esperar
Setembro começa com alerta da Defesa Civil para risco de temporais no território gaúcho
Última atualização: 17/10/2023 20:23
Após dias de temperaturas baixas mas com tempo firme no Rio Grande do Sul e até marcas perto dos 30ºC em algumas localidades na quinta-feira (31), com o novo mês nesta sexta-feira (1º) chega a instabilidade. A Defesa Civil gaúcha emitiu alerta pra risco de queda de granizo e rajadas de vento, além chance de temporais isolados acompanhados de chuva moderada a forte e descargas elétricas.
Em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, o amanhecer já deu indícios da mudança no tempo, com céu nublado e forte nevoeiro. Por volta das 7 horas, os termômetros marcavam 12ºC.
De acordo com a Metsul Meteorologia, ainda pela manhã deve chover na região Oeste gaúcho e no decorrer do dia o mau tempo deve avançar para o Sul, pontos do Centro e da Metade Norte do Estado. Há chance de chuva moderada a forte com trovoadas em alguns pontos e há risco de temporais isolados, especialmente de granizo.
Conforme os especialistas, a chuva que começa nesta sexta-feira marca o início de um período considerado enorme de instabilidade no Sul do País com chuva e temporais. A Metsul ainda alerta para a episódio de chuva volumosa até a segunda-feira (4) no território gaúcho.
A previsão é que a chuva seja superior a 100mm em várias regiões do Estado e até o fim segunda-feira as marcas fiquem entre 200mm e 300mm em algumas localidades, podendo até superar, isoladamente, os 300mm em algumas áreas. Segundo a Metsul, a região que deve concentrar os mais altos acumulados se concentra do Centro para o Norte gaúcho, sobretudo a Metade Norte.
Mais temporais
Para os próximos dias, a Metsul também alerta para o risco de temporais que devem ser acompanhados de vento e granizo. Algumas dessas tempestades podem ser fortes a severas.
O pior da instabilidade, conforme a Metsul, deve ser na noite de domingo, madrugada e manhã da segunda-feira, quando uma frente fria avnaça pelo Rio Grande do Sul com uma profunda baixa pressão, o que irá gerar muita chuva e tempestades. Será o período de maior risco na área de Porto Alegre e região metropolitana.