A noite de domingo (3) e a madrugada desta segunda-feira (4) foram marcadas pela presença de muita chuva no Rio Grande do Sul. Desde o fim da última semana, os meteorologistas já alertavam para volumes excessivamente altos nos primeiros dias de setembro.
O que pode aumentar a probabilidade de transtornos é o curto período de tempo em que a precipitação atinge o Estado. Segundo a MetSul, hoje pode ser o dia mais crítico, com 24 horas de volume excessivo – que deve ficar atrás apenas do ciclone que atingiu o RS em junho deste ano.
Até o começo de terça (5), algumas localidades podem chegar a marca de 200 mm a 300 mm.
Conforme a Defesa Civil do Estado, várias cidades foram castigadas pela queda de granizo, como Passo Fundo, Lajeado do Bugre, Sarandi, Boa Vista das Missões.
Segundo o levantamento divulgado pelo Estado às 9h40 desta segunda, as cidades que registraram transtornos desde a noite de domingo são:
- Passo Fundo: após tempestade com granizo, cerca de 20 residências com telhado atingido. Defesa Civil Municipal fazia o levantamento nesta manhã, bem como o desentupimento de bocas de lobo, desobstrução de três árvores caídas, sinalização das vias em mais de 12 pontos de alagamento, auxílio em algumas residências e retirada de detritos em algumas ruas no centro por motivos de obras na via. A equipe conta com o auxílio da Força Voluntária de Passo Fundo.
- Santo Expedito do Sul: registro de pontos de alagamento na área urbana e quedas de árvores na área rural.
- Lajeado do Bugre: tempestade com granizo danificou cerca de 20 residências.
- Sarandi: tempestade com granizo danificou cerca de 40 residências.
- Boa Vista das Missões: tempestade com granizo danificou cinco residências.
- Ibiraiaras: queda de árvore em cima de casa com dano total em residência, deixando quatro pessoas desalojadas.
- São Jorge: cerca de 30 residências tiveram danos em seu interior devido ao alto volume das chuvas, ocasionado pelo alagamento de várias ruas da cidade. Devido ao alto volume das chuvas e o alagamento de várias ruas, a COMPDEC municipal realizou o auxílio das pessoas e está fazendo o levantamento de todo o município.
- Bento Gonçalves: alagamentos sendo atendidos pelos bombeiros e Defesa Civil municipal.
- Caxias do Sul: alagamentos e quedas de algumas árvores.
- Santa Maria: queda de algumas árvores no bairro Salgado Filho. No bairro Nova Santa Marta, queda parcial de um muro, próximo à uma residência, local já avaliado pelo CBMRS.
- Marau: a Defesa Civil municipal reportou que o nível de rios da cidade está subindo, trazendo transtornos associados.
- Mato Catelhano: uma pessoa está desaparecida após tentar atravessar o rio de caminhonete. Defesa Civil fazia buscas nesta manhã.
- Nova Bassano: cerca de 35 residências tiveram danos em seu interior devido ao alto volume das chuvas, ocasionado pela Inundação do Rio Sabiá, alagamento de várias ruas da cidade. A COMPDEC municipal realizou o auxílio das pessoas e está fazendo o levantamento de todo o município. Há 90 desalojados.
LEIA TAMBÉM