Os gaúchos devem ficar atentos para os altos volumes de chuva, que podem chegar acompanhados de temporais, raios, queda de granizo e rajadas de vento forte na segunda-feira (4). Clique aqui e entenda se haverá ou não ciclone extratropical neste início de semana no Rio Grande do Sul.
RAIO ATINGE CASA NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL
Segundo a MetSul Meteorologia, os volumes de precipitação vão se somar aos que já caíram entre sábado (2) e domingo (3) e devem totalizar marcas de 200 mm a 300 mm até o começo da terça (5) em algumas localidades do Rio Grande do Sul.
A segunda pode ser marcada por alagamentos em muitos pontos da capital e grande Porto Alegre. Por isso, os motoristas devem redobrar a atenção no trânsito.
A meteorologista Estael Sias informa que “o volume diário de chuva na capital e região nesta segunda-feira pode ser o segundo mais alto em 24 horas deste ano, atrás apenas dos acumulados extremos trazidos em 24 horas no ciclone extratropical de junho“.
O que contribui para o mau tempo?
A instabilidade será intensificada pelo avanço de uma frente fria, que chega ao RS na segunda e encontra uma massa de ar quente e úmida que atua sobre o Estado. Também haverá a atuação de uma área de baixa pressão junto ao sistema frontal, que reforça a precipitação.
Por isso, nuvens muito carregadas devem se formar sobre o território gaúcho e elevar o potencial de tempo severo. Não se afasta a possibilidade de vento forte e granizo.
Dia mais crítico
A chuva localmente forte já atinge o RS neste domingo (3), mas a MetSul indica que o dia mais crítico de precipitação ocorra na segunda. “A maior preocupação quanto a esta segunda-feira, entretanto, é a chuva que deve ser muito volumosa com acumulados extremamente altos para apenas um dia em diversas cidades do Rio Grande do Sul, com alagamentos e inundações repentinas”, explica a meteorologista Estael Sias.
Os volumes também podem gerar transbordamento de córregos e arroios, além de favorecer a rápida elevação de níveis dos rios. Entre este domingo e o dia seguinte, os acumulados devem superar a média histórica de precipitação do mês inteiro em diversas cidades gaúchas.
Onde deve chover mais?
Os mais altos volumes devem se dar principalmente na metade norte do RS. Projeções da MetSul mostram que o maior risco de chuva excessiva neste começo de semana se concentra numa faixa que compreende o noroeste gaúcho, as Missões, o Alto Jacuí, o Centro do Estado, os vales do Sinos, Caí e Paranhana, a grande Porto Alegre e o litoral norte.
“Os volumes em muitos locais destas regiões apenas na soma de hoje e amanhã devem ficar perto e acima de 100 mm com marcas em vários municípios de 150 mm a 200 mm, prevendo-se a possibilidade de marcas isoladas acima de 200 mm em apenas 48 horas”, diz Estael.
Vento e raios
O ingresso do ar mais frio deve se dar com vento moderado a forte no Rio Grande do Sul, especialmente da tarde para a noite da segunda e na madrugada de terça. As rajadas devem ficar entre 50 km/h e 70 km/h com marcas superiores isoladas. Haverá ainda chuva forte acompanhada de vento, o que pode levar a quedas de árvores e falta de luz.
Muitos raios também são esperados neste começo de semana – que devem se concentrar no noeroeste e na metade norte do RS.
LEIA TAMBÉM