TEMPERATURAS BAIXAS

PREVISÃO DO TEMPO: Chegada de reforço de ar frio intensifica e prolonga dias gelados no RS; saiba o que esperar para os próximos dias

Massa de ar polar deve atuar no Estado até a metade da semana, quando chega outro evento climático

Publicado em: 16/07/2023 21:52
Última atualização: 22/08/2023 08:15

Após um fim de semana gelado, o frio não dará trégua durante esta semana. Pelo contrário: um reforço de ar frio chega ao território gaúcho ainda nesta segunda-feira (17), de acordo com a MetSul Meteorologia. Mesmo longe do Estado e sem o risco de provocar danos, a passagem de um ciclone sobre o Atlântico Sul, a Leste da Argentina, é o responsável por impulsionar ar mais gelado no sentido Sul do Brasil a partir de amanhã.


Massa de ar polar deve atuar no Estado até a metade da semana, quando chega outro evento climático Foto: Arquivo/GES

Com a chegada deste reforço de ar polar, o frio no Rio Grande do Sul vai, além de se intensificar, prolongar o período de temperaturas baixas — que teve início na última quinta-feira (13) e deve ir até a metade desta semana. Serão, assim, sete dias consecutivos de frio intenso.

Conforme a MetSul, as madrugadas mais frias devem ser as desta segunda, terça (18) e quarta-feira (19), quando os termômetros poderão chegar a 4ºC ou 5ºC em Porto Alegre, bem como abaixo de 5ºC em grande parte das cidades gaúchas. Já na região da fronteira, a temperatura pode ficar próxima ou menor que 0ºC e até -2ºC nos Aparados.

Reforço de ar frio chega no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (17) Foto: Reprodução/MetSul Meteorologia

"Conforme a madrugada, a presença maior ou menor de nuvens pode frustrar maior resfriamento em diferentes municípios. Nesta segunda, por exemplo, espera-se maior presença de nuvens durante o dia na metade Norte gaúcha", explicam os especialistas da MetSul.

Além das noites, as tardes também devem ser mais geladas. Em Porto Alegre, nesta segunda e terça-feira, as temperaturas devem ficar em torno dos 15ºC, mas muitos municípios do Estado ficarão entre os 12ºC e 14ºC.

O mais provável é que a geada apareça entre esta segunda e quarta-feira. Já a partir de quinta-feira (20), mais nuvens e ar quente devem ingressar sobre o território gaúcho e as condições para geada devem cessar.

Contudo, entre quinta e sexta-feira (21), uma frente quente deve trazer chuva e risco de granizo isolado para o Estado. Com essa entrada de ar muito quente sobre a massa de ar frio, as temperaturas do fim de semana devem ser altas, especialmente para esta época do ano.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas