abc+

COMPLEXO CENÁRIO METEOROLÓGICO

PREVISÃO DO TEMPO: Calorão e temporais antecedem nova onda de frio com marcas próximas a 0°C; saiba mais

Meteorologistas alertam para chuva com alto risco de queda de granizo, raios e vendavais isolados

Nadine Funck
Publicado em: 21/08/2023 às 15h:33 Última atualização: 22/08/2023 às 08h:45
Publicidade

Esta semana será de calorão seguido de muita instabilidade no Rio Grande do Sul. Nesta segunda-feira (21), a MetSul Meteorologia fez um alerta para tempestades localmente fortes com alto risco de queda de granizo, raios e vendavais isolados entre terça (22) e sexta (25), o que deve favorecer para que as temperaturas despenquem até o fim da semana.

Conforme os meteorologistas, um complexo cenário meteorológico será responsável pelas condições de tempo severo no sul do Brasil. Até sexta, haverá troca de massas de ar quente para frio e um centro de baixa pressão atmosférica profundo.

FIQUE BEM-INFORMADO: ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP

Registro de raios | Jornal NH



Registro de raios

Foto: Arquivo/GES

A MetSul explica que temporais são comuns no fim de agosto, visto que o período se aproxima da primavera climática –  trimestre entre setembro e novembro. “Sempre é importante enfatizar que não se espera temporal em todas as cidades do sul do Brasil e que tampouco é possível prever dias antes com exatidão qual cidade pode ser afetada por um evento severo de granizo ou vento. O que se delimita é a região maior em que se forma isolada podem se dar estes fenômenos.”

Tudo indica que, dentre os estados da região sul do País, o RS será o mais afetado pela instabilidade. Na terça, uma frente fria começa a avançar pela Argentina e pelo Uruguai, enquanto um centro de baixa pressão profundo, com menos de 1000 hPa, vai atuar no sul e no leste gaúcho.

Ao mesmo tempo, um ar muito quente vai estar ingressando com uma intensa corrente de jato a partir do oeste. Os meteorologistas expõem que isso vai estimular a formação de áreas de instabilidade, algumas fortes a severas, principalmente no sul e no leste do território gaúcho, e que pode se estender ao leste de Santa Catarina e do Paraná.

“Corrente de jato em baixos níveis acentuam a divergência de vento na atmosfera, o que se denomina de cisalhamento. Com a pressão atmosférica baixíssima, ar muito quente sobre o sul do Brasil e uma frente fria avançando, o cisalhamento pode se tornar enorme de forma a gerar episódios severos localizados de vento, como microexplosões e até tornados”, explica a MetSul. 

Previsão a cada dia

Na terça haverá forte aquecimento no RS com variação de sol, nuvens, chuva e temporais. Uma intensa corrente de jato em baixos níveis vai trazer vento do quadrante norte moderado a localmente intensas em algumas cidades, como do centro e dos vales, trazendo ar muito quente.

Em Novo Hamburgo, as marcas podem chegar aos 33°C, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Gramado, na Serra gaúcha, a máxima deve atingir os 30°C. 

Na quarta (23), a instabilidade se concentra sobre o Estado e a há risco de temporais nas regiões oeste, centro, sul e leste gaúcho. O noroeste e o norte do RS devem seguir com tempo mais aberto. Nos vale do Sinos e do Paranhana, as máximas baixam para marcas entre 23°C e 26°C.

Na quinta (24), terceiro dia do episódio de instabilidade, o tempo segue chuvoso em muitas áreas da região sul do Brasil. Conforme a MetSul, a instabilidade mais forte atua no decorrer do dia na metade norte gaúcha e avança para Santa Catarina e o Paraná, afetando mais o leste dos dois estados.

As mínimas e máximas baixam ainda mais do que as que foram registradas no RS no dia anterior. Em Novo Hamburgo, por exemplo, os termômetros ficam entre os 9°C e 19°C. Em Gramado, o dia pode começar com 6°C.

Já na sexta, uma massa de ar frio de maior intensidade avança pelo Rio Grande do Sul. As menores temperaturas devem ser registradas em cidades do Campos de Cima da Serra, onde pode fazer 1°C. 

No Vale do Sinos, a mínima chega aos 7°C, enquanto pode fazer 4°C na Serra gaúcha.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade