A população do sul da Argentina vive dias congelantes. Conforme a MetSul Meteorologia, o Serviço Nacional de Meteorologia (SMN) emitiu um alerta vermelho para frio extremo na região patagônica.
Há dias, vários municípios da província de Santa Cruz não conseguem romper a barreira de 0°C, mesmo com a presença de sol durante o dia. À noite, as mínimas já ficaram entre -10°C e -15°C. Segundo a MetSul, a região é atingida por ar congelante vindo da Antártida.
Na madrugada desta quarta-feira (26), por exemplo, fez -14,2°C na localidade de Gobernador Gregores. Na segunda (24), os termômetros chegaram a marcar -14,7°C em Rio Gallegos.
Mas, afinal, o frio vem para o RS?
A resposta é sim, mas com menor intensidade. De acordo com os meteorologistas, o ciclone extratropical que se formou na costa do Uruguai nesta quarta vai avançar pelo Atlântico e impulsionar o frio do leste da Argentina para o sul do Brasil na segunda metade desta semana.
A MetSul afirma que o ar gelado não vai chegar com a mesma intensidade ao território gaúcho, mas as madrugadas entre quinta (27) e domingo (30) devem ser muito frias e contar com geada em algumas localidades.
Confira as mínimas esperadas:
- ao redor de 0°C e 2°C na fronteira com o Uruguai;
- 4°C a 6°C no extremo sul de Porto Alegre e pontos da região metropolitana;
- -2°C e 0°C na região de São José dos Ausentes e nos Campos de Cima da Serra.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags