abc+

GANGORRA TÉRMICA

PREVISÃO DO TEMPO: Ar frio se distancia do RS e temperaturas aumentam; outro fenômeno deve trazer calor atípico ao Estado

Depois de dias de frio intenso e mínimas que alcançaram os -4°C, gaúchos terão dias de máximas ao redor dos 30°C a partir desta sexta-feira

Nadine Funck
Publicado em: 20/07/2023 às 16h:36 Última atualização: 22/08/2023 às 08h:19
Publicidade

O frio intenso começou a enfraquecer nesta quinta-feira (20) no Rio Grande do Sul. Isso acontece em função do deslocamento da massa de ar frio para o Atlântico, que permite temperaturas mais amenas. No entanto, não é só o distanciamento do ar frio que deve contribuir para a elevação dos termômetros.

Ar muito quente ingressa no RS e traz instabilidade | Jornal NH



Ar muito quente ingressa no RS e traz instabilidade

Foto: MetSul Meteorologia

Nesta quinta (20), Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, teve um salto entre a mínima e a máxima: pela manhã, os moradores levantaram com frio de 9°C e, à tarde, tiraram os casacos para aproveitar os agradáveis 22°C. Em Taquara, no Vale do Paranhana, a temperatura se repetiu.

Em Gramado, na Serra gaúcha, a mínima foi a mesma, mas a máxima ficou nos 18°C. 

Em Tramandaí, no litoral norte, os termômetros ficaram entre os 14° e 19°C.

Chuva e calorão

Conforme a MetSul Meteorologia, entre o fim da tarde desta quinta e a madrugada de sexta-feira (21), a massa de ar quente deve gerar instabilidade em parte do RS.

A precipitação deve ser maior no sul e no leste gaúcho com chance até de chuva forte, raios e granizo isolado. A massa de ar muito quente toma conta do Estado nesta sexta e favorece uma elevação muito acentuada da temperatura.

As máximas, que no começo desta semana estavam entre os 10°C e 15°C em boa parte do território gaúcho, devem ultrapassar os 25°C em um grande parte do RS. Em algumas localidades, já ficam próximas dos 30°C.

O contraste de temperatura em apenas três dias, que sai de -4°C para acima de 30°C, traz temporais com granizo ao Estado.

O calor mais intenso, no entanto, está previsto para o fim de semana, quando ar ainda mais quente vai estar sobre o território gaúcho. “Haverá cidades em que as mínimas do domingo devem ser mais altas que as máximas observadas na última segunda ou terça-feira, para se ter ideia da enorme diferença de temperatura que se projeta”, explicam os meteorologistas.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade