abc+

SEQUÊNCIA DE DIAS DE CHUVA

PREVISÃO DO TEMPO: Após temporais com granizo, saiba quando a instabilidade vai se afastar do Rio Grande do Sul

Desde a terça-feira há registro de tempestades no Estado com ocorrência de granizo em dezenas de municípios

Kassiane Michel
Publicado em: 24/08/2023 às 09h:10 Última atualização: 24/08/2023 às 09h:11
Publicidade

O Rio Grande do Sul registrou uma sequência de dias de temporais com queda de granizo e ventania desde o início desta semana. Porém, a instabilidade começa a se afastar para o Norte do Estado à nesta quinta-feira (24).

PREVISÃO DO TEMPO: Após temporais com granizo, saiba quando a instabilidade vai se afastar do Rio Grande do Sul | Jornal NH



PREVISÃO DO TEMPO: Após temporais com granizo, saiba quando a instabilidade vai se afastar do Rio Grande do Sul

Foto: Arquivo GES

Segundo a MetSul Meteorologia, uma massa de ar seco e frio que ingressa no RS nesta quinta vai garantir a melhora do tempo hoje na maioria das cidades gaúchas. A frente fria avança hoje mais ativa entre o Norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ainda pode chover forte no Norte do RS com risco de temporais isolados de vento forte, raios e granizo.

Nas demais regiões, parte do dia ainda tem nebulosidade e chuva fraca, mas o tempo melhora. Na Região Metropolitana de Porto Alegre, a quinta-feira começou com muitas nuvens e a temperatura ficará na casa dos 18°C. No decorrer do dia, a cobertura de nebulosidade diminui e o sol aparece. 

Granizo causou estragos em cidades do RS

A onda de temporais no Sul do Brasil chega ao terceiro dia nesta quinta-feira. Desde a terça-feira há registro de tempestades no Rio Grande do Sul e no Leste de Santa Catarina com ocorrência de granizo em dezenas de municípios.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou nesta manhã que queda de granizo foi registrada em cidades como: Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Cotiporã, Nova Pádua, Pinto Bandeira, Cambará do Sul, Encantado, São Sebastião do Caí e Harmonia entre ontem e hoje.

Em Bento Gonçalves, havia relato de 11 residências que buscaram lonas para cobrir parte de seus telhados. A Defesa Civil também disse que Monte Belo do Sul e Bento Gonçalves relataram danos nos parreirais, ainda sem avaliação da extensão.

Encantado teve cerca de cem residências atingidas e lonas foram distribuídas aos moradores.

Em Muçum, cerca de 300 casas foram atingidas por granizo e a Defesa Civil entregou lonas aos atingidos.

Mostardas teve cerca de 160 prédios (residências e prédios públicos) com danos nos telhados. 

Na cidade de São José do Norte, houve 20 residências afetadas na localidade de Tesoureiro, com lonas já distribuídas. Na mesma localidade um homem de 60 anos foi ferido na cabeça por um grânulo congelado.

Conforme a MetSul, o alerta de risco de temporais isolados raios, vento forte e, especialmente, queda de granizo é válido nesta quinta-feira para cidades da Metade Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná à medida que uma frente fria avança gradualmente para o Norte e ar mais seco e frio ingressa pelo Sul gaúcho.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade