abc+

MUDANÇA BRUSCA

PREVISÃO DO TEMPO: Após geada e marcas negativas, calor chega ao RS e temperaturas devem passar dos 30°C nesta semana; confira

Massa de ar quente se espalha por todo o Sul do País no decorrer desta terça-feira (15)

Stefany de Jesus Rocha
Publicado em: 14/08/2023 às 21h:52 Última atualização: 22/08/2023 às 08h:38
Publicidade

Após a madrugada gelada desta segunda-feira (14) no Sul do Brasil, com registro de temperaturas negativas e formação de geada, a massa ar seco e frio dá lugar ao ar quente e os termômetros devem atingir os 30°C já nesta terça-feira (15). De acordo com a MetSul Meteorologia, o calor deve ser mais intenso a partir da metade da semana.

Calor no inverno | Jornal NH



Calor no inverno

Foto: Diego da Rosa/GES-Arquivo

O início de semana frio teve a menor marca, de -1,9°C, em São José dos Ausentes. Já no Vale do Sinos, no amanhecer Novo Hamburgo marcou 2,6°C, Campo Bom registrou 4,2°C e São Leopoldo teve 5,6°C. Mas, gradualmente, a massa de ar frio começou a se afastar para o oceano durante o dia e o ar mais quente já ingressa pelo Nordeste da Argentina. Com isso, a tarde desta segunda-feira já foi mais quente que o domingo (13), com temperaturas que chegaram aos 20°C na região metropolitana.

A madrugada desta terça-feira ainda deve ser fria, por conta do tempo aberto e do ar seco, contudo, a diferença já deve ser sentida. “Com ar mais quente ingressando em altitude, as diferenças de microclimas vão se acentuar e o frio mais intenso se concentrará em baixadas”, explica a meteorologista Estael Sias. “Porto Alegre deve amanhecer com 8°C a 9°C, mas no Sul da cidade pode fazer até 5°C. Nas baixadas dos Aparados da Serra do Rio Grande do Sul e do Planalto Sul Catarinense, mínimas de 0°C a 2°C, novamente com geada.”

Já a tarde deve ser de calor, já que a massa de ar quente tomará conta do Sul do País no decorrer do dia. Com atmosfera seca e muito sol, o restante do dia será de temperaturas altas em diversas cidades.

Na fronteira Oeste e no Noroeste do RS, as máximas devem ficar entre 28°C e 30°C durante o dia. Em Porto Alegre, os termômetros subirão 5°C em relação a hoje, podendo atingir 26°C. Já na região metropolitana e dos vales, a tarde de terça-feira pode ter marcas de até 28°C.

No entanto, o calor mais intenso é esperado para a quarta (16) e quinta-feira (17), “quando a advecção de ar quente no Sul do Brasil, em especial no Rio Grande do Sul, será muito maior com o transporte de ar tropical por uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera”, explica Estael.

Nesses dias, o Noroeste do Estado e Porto Alegre devem registrar temperaturas superiores a 30°C. Da mesma forma, nos vales as marcas podem ficar entre 32°C e 34°C na quinta-feira condição pré-frontal. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade