Depois de uma quarta-feira (16) com temperaturas em torno dos 30°C no Rio Grande do Sul, a quinta-feira (17) deve ser ainda mais quente. No entanto, de acordo com a MetSul Meteorologia, durante a tarde e a noite, a chuva deve chegar ao Estado.
De acordo com a rede de estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a máxima de quarta-feira no Rio Grande do Sul foi de 32,2°C em Campo Bom, 33,7°C em Três Coroas e o recorde ficou com Santa Cruz do Sul, onde os termômetros marcaram 33,8°C. Na Serra gaúcha as temperaturas também foram altas nesta tarde. Em Canela, por exemplo, o Inmet registrou 27,5°C.
Nas próximas horas, contudo, as temperaturas já devem começar a cair gradualmente em grande parte das regiões gaúchas. Em cidades do Oeste e do Noroeste do Estado, sobretudo, o tempo deve ficar abafado. Assim, com abafamento desde cedo, o sol deve predominar na quinta-feira.
O começo do dia deve registrar temperaturas mínimas entre 20°C e 22°C no Centro Oeste e Noroeste do Estado. Já nos Campos de Cima da Serra a temperatura fica mais baixa, ao redor de 10°C. Pela tarde, sob influência do vento norte/noroeste, a temperatura sobe rapidamente e as máximas devem chegar próximas dos 30°C em muitas cidades do RS — principalmente no Noroeste e nas regiões dos vales, onde a projeção é de marcas até 34°C.
Nesse meio tempo as nuvens devem aumentar em toda a fronteira com o Uruguai, havendo risco de temporais isolados no Oeste e no Sul gaúcho, especialmente durante a noite. A chuva será irregular e com volumes mal distribuídos. Além disso, a noite também será abafada.
Chegada de frente fria pode causar ciclone extratropical
A possibilidade maior de chuvas no Estado, portanto, deve ocorrer na sexta-feira (18), com o avanço de uma frente fria pelo território gaúcho. No dia, há possibilidade de queda de granizo e risco de vendavais isolados. “Uma vez que a frente fria será precedida por ar muito quente e com baixa pressão atmosférica, cresce o risco de tempo severo localizado”, diz o site de meteorologia.
Contudo, a MetSul enfatiza que não são esperados altos volumes de chuvas por todo o Estado durante a atuação deste sistema frontal, apesar de diversos municípios poderem ter acumulados perto ou acima de 50 milímetros, com marcas isoladas de 75 a 100 milímetros.
Por conta da baixa pressão a qual a frente fria que se aproxima está associada, um ciclone extratropical deve ser formar a Leste da província de Buenos Aires, sobre o Atlântico, entre o final da sexta-feira e sábado (19). Com isso, o tempo deve ter ainda mais vento no Sul e no Leste gaúcho durante o fim de semana, mas os modelos não indicam rajadas intensas.
LEIA TAMBÉM