HAJA SAÚDE!

PREVISÃO DO TEMPO: Após amanhecer com 4 graus abaixo de zero, Rio Grande do Sul terá fim de semana de calor

MetSul Meteorologia diz que não há previsão de novo episódio de frio intenso durante pelo menos 15 dias

Publicado em: 19/07/2023 18:13
Última atualização: 22/08/2023 08:18

O Rio Grande do Sul teve nesta quarta-feira (19) mais um amanhecer congelante. A mínima registrada no Estado foi de 4,2 graus abaixo de zero no limite dos municípios de Pedras Altas e Herval, entre a Campanha Gaúcha e a Serra do Sudeste. Clique aqui e veja o prognóstico da MetSul Meteorologia para o inverno no Rio Grande do Sul.


Frio vai dar uma trégua no RS no restante de julho Foto: Igor Müller/GES-Especial

Na Região Metropolitana de Porto Alegre foi o segundo dia com mínima de zero grau. No Vale do Sinos fez 2,1 graus em Lomba Grande, região rural de Novo Hamburgo. Em Campo Bom, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mediu 3,5 graus. Em São Leopoldo esta quarta amanheceu com apenas 4,8 graus.

Segundo a MetSul Meteorologia, trata-se de uma forte massa de ar frio associada a um centro de baixa pressão que na madrugada desta quarta-feira estava a leste do Uruguai e do Rio Grande do Sul. O centro do ar gelado estava entre a província de Buenos Aires, o Uruguai e o Sul gaúcho. Por isso que na Grande Buenos Aires fez 1,7 grau e, em Montevidéu, 0,8 grau.

Mas este cenário invernal está com as horas contadas. Segundo a MetSul Meteorologia, a madrugada desta quarta-feira foi a última de muito frio provavelmente até o fim do mês. O começo desta quinta-feira (20) ainda será frio, mas com mínimas mais elevadas, na faixa dos 4 ou 5 graus no Estado. Para Novo Hamburgo a previsão é de mínima de oscilando entre 8 e 9 graus no amanhecer e máxima de 23 no início da tarde.

A partir desta sexta-feira (21), ar mais quente vai tomar conta da Grande Porto Alegre com mínimas altas para esta época do ano e madrugadas muito mais amenas. Sábado e domingo deve fazer perto de 30 graus na Grande Porto Alegre. As mínimas ficarão na faixa dos 15 graus.

Passado este evento de frio muito intenso, análise dos dados de modelos meteorológicos pela MetSul não indica nenhuma forte incursão de ar polar na área da Região Metropolitana de Porto Alegre nos próximos dez a quinze dias. "Assim, é provável que o período mais frio de julho esteja perto do fim", diz a meteorologista Estael Sias.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasNovo HamburgoRS
Matérias Relacionadas