Após dias gelados e até com temperaturas negativas no Rio Grande do Sul, agosto se despede nesta quinta-feira (31) com registro de frio menos intenso ao amanhecer. Em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, o dia começa com nevoeiro e poucas nuvens no céu, além do sol. Por volta das 7 horas, os termômetros marcavam 12ºC.
Segundo a Metsul Meteorologia, a quinta-feira deve ser marcada por tempo firme, com sol entre nuvens e temperatura amena, a máxima prevista para o Vale do Sinos é de 28ºC. Nos Vales do Caí e Paranhana os termômetros devem chegar aos 30ºC enquanto na Serra e no Litoral Norte as máximas devem ser de 25ºC.
O último do mês de agosto antecede a chegada de uma instabilidade ao Estado que pode trazer além da chuva, raios, risco de queda de granizo e possibilidade de ventos fortes.
Setembro e a primavera
Sob efeito do fenômeno El Niño, setembro começa nesta sexta-feira (1º) e segundo a Metsul a região Sul do País deve registrar chuva acima da média, podendo chegar a acumulados de 300 a 500 milímetros durante o mês.
O novo mês também poderá ser marcado pelo aumento de tempestades no Rio Grande do Sul. Isso deve acontecer com frequência por causa do encontro de frentes frias e frentes quentes que resultam na formação de tempestades severas. Formações de ciclones também não estão descartadas.
Conforme o prognóstico da Metsul, o mês será de temperaturas agradáveis ou amenas, com possibilidade de que alguns locais registrem marcas acima da média. Mas, o frio deve ir embora de vez.
Embora o inverno astronômico termine só às 3h50 de 23 de setembro, a primavera meteorológica começa já nesta sexta-feira, já que compreende o trimestre que vai de setembro a novembro.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags