Preocupação em Montenegro

Publicado em: 14/07/2023 17:13
Última atualização: 17/10/2023 13:25

Se em São Sebastião do Caí a felicidade chega com cada centímetro a menos, na cidade vizinha, em Montenegro, é a preocupação que toma conta. O nível do Rio Caí na cidade montenegrina vem aumentando. Até as 15h30 de sexta-feira, o rio estava com 7,41 metros e atingiu os bairros Industrial e Centro.

Montenegro, bairro Centro Foto: Júlia Taube/GES Especial

Na cidade, algumas pessoas precisaram sair de suas residências de forma preventiva por conta dos alagamentos. Um alojamento foi montado no Ginásio Domingos dos Santos e, até a manhã desta sexta-feira, 32 pessoas estavam abrigadas no local.

Entre as famílias que estão no ginásio, está a da venezuelana Eliesca Barros, de 29 anos. Moradora do bairro Industrial, ela chegou a Montenegro há 15 dias para encontrar o esposo que estava na cidade há mais tempo.

“Uma prima minha morava aqui na última enchente e perdeu tudo. Eu nunca tinha passado por uma enchente na minha vida. Eu fiquei preocupada, nervosa, não sabia o que fazer”, relata.

Atrás: Eliesca. Na frente: Sofia, 12 anos, Elimar, 11 anos, Emilio, 5 anos, Sérgio, 8 anos, Celiani, 9 anos Foto: Júlia Taube/GES Especial

Na residência de Eliesca, além dela e do esposo, moram a mãe, a sogra e os cinco filhos do casal, de 12, 11, 9, 8 e 5 anos. No local, a água estava próxima de adentrar.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil da cidade, Clóvis Pereira, a tendência é de que o nível suba ainda mais. “A gente pega Nova Palmeira, São Sebastião do Caí e dos afluentes do Candeia. Eles fazem o funil e vem para Montenegro. Então, nas cidades vizinhas está baixando e aqui aumenta porque aumenta o fluxo”, detalha. Segundo ele, o nível normal do rio fica na média dos 3 metros.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas