abc+

ENTENDA O CASO

Prefeitura de Novo Hamburgo diz que Estado confirma morte de Marcelo Ritter Brazil por meningite

Na quarta-feira, a Secretaria Estadual de Saúde havia descartado a possibilidade da morte por meningite. Nesta quinta-feira, o órgão do Estado voltou atrás

Ubiratan Júnior
Publicado em: 27/07/2023 às 17h:59 Última atualização: 17/10/2023 às 17h:07
Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Novo Hamburgo confirmou nesta quinta-feira (27) que a morte de Marcelo Ritter Brazil foi causada por meningite pneumocócica. O jovem de 24 anos morreu na tarde de terça-feira (25), menos de 24 horas após dar entrada com sintomas da doença no Hospital Unimed Vale do Sinos. 

Marcelo Ritter Brazil, de 24 anos, era descrito como uma pessoa alegre e sorridente | Jornal NH



Marcelo Ritter Brazil, de 24 anos, era descrito como uma pessoa alegre e sorridente

Foto: Reprodução/Instagram

Inicialmente, a casa de saúde hamburguense disse que o óbito foi devido à meningite pneumocócica. Porém, na sequência, a pasta municipal afirmou que o causa estava sob investigação. Na quarta-feira (26), a Secretaria Estadual de Saúde (SES), descartou que meningite fosse o motivo da morte de Marcelo. O órgão também disse que a suspeita era de doença meningocócica e que o caso estava em apuração. 

A neurologista Samanta Ferraresi Brighente explica que meningite é uma denominação mais geral. “Toda doença meningocócica cursa com meningite. Nem toda meningite é causada por meningococo”, esclarece a especialista.

Nesta quinta-feira, a Prefeitura de Novo Hamburgo afirma que recebeu laudo do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen) com a confirmação de que o jovem morreu por meningite pneumocócica.

A reportagem tentou confirmar com a SES a informação, mas a Secretaria do Estado respondeu  que não pode falar sobre a situação de saúde de um paciente específico em razão da Lei Geral de Proteção dos Dados Pessoais (LGPD). Disse ainda que “trabalha com a vigilância e informações sobre o número de casos e óbitos por doenças de notificação compulsória”. E, até a publicação da reportagem, não informou dados atualizados sobre os indicadores de meningite em Novo Hamburgo.

Para a pasta de saúde hamburguense, o município já registra duas mortes pela doença desde o início do ano. A SES não confirma os dados.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade