Um ano depois de começar a funcionar em área inferior a um terço de Porto Alegre, o sinal de internet 5G está disponível em quase todos os bairros da capital e começa a avançar pelo interior do Rio Grande do Sul. Na semana passada a Anatel liberou a instalação da tecnologia em mais municípios (inclusive do Litoral Norte), o que depende agora das operadoras. Os municípios do Vale do Sinos já estão habilitados para o serviço, mas o ritmo da instalação fica a cargo das operadoras.
Segundo informações das operadoras Vivo, Claro e TIM, a internet 5G já está disponível em Canoas, Viamão e Alvorada. O serviço já é oferecido também em Pelotas, no Sul do Estado, e nas cidades serranas de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Gramado e Canela. Em algumas localidades apenas uma operadora já disponibiliza o 5G. Situação semelhante acontece em Porto Alegre, onde somente 26 bairros contam com cobertura das três companhias.
NA ERA DO 5G, FAMÍLIAS VIVEM SINAL DE CELULAR NA REGIÃO
Segundo levantamento das operadoras, os bairros porto-alegrenses Arquipélago, Boa Vista do Sul, Campo Novo, Farrapos, Hípica, Jardim Isabel, Parque Santa Fé, Pitinga, São Caetano, Serraria e Sétimo Céu ainda não contam com serviço 5G. Na capital, a Claro atende 77 bairros, a TIM 59 e a Vivo, 29. As empresas têm até 31 de julho de 2025 para ampliar a quantidade de antenas em Porto Alegre. Até lá, ao menos uma antena para cada 10 mil habitantes deverá estar operando.
Em Canoas o sinal 5G está liberado desde 27 de fevereiro e é oferecido pela Vivo. Em Gramado o serviço funciona desde 27 de março e é operado pela TIM, bem como em Canela, onde está disponível desde 2 de maio. A TIM também opera o 5G em Bento Gonçalves. A Claro oferece a tecnologia apenas em Porto Alegre e em Caxias do Sul.
LEIA TAMBÉM