abc+

ARAUCÁRIA HISTÓRICA

Ponto turístico de Nova Petrópolis será tombado como recurso natural

Pinheiro Multissecular fica localizado na Linha Imperial, em uma área de 707 metros quadrados

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 19/08/2023 às 11h:12 Última atualização: 18/10/2023 às 17h:00
Publicidade

 O Pinheiro Multissecular de Nova Petrópolis receberá tombamento municipal. O local que é considerado um ponto turístico da cidade da Região das Hortênsias teve nesta sexta-feira (18) a formalização do ato, com a assinatura do termo pela Prefeitura. A ação tem a aprovação da proprietária do terreno em que o exemplar de araucária está localizado, na Linha Imperial.

Pinheiro Multissecular de Nova Petrópolis receberá tombamento municipal



Pinheiro Multissecular de Nova Petrópolis receberá tombamento municipal

Foto: Adriana Rabassa/PMNP/Divulgação

O tombamento municipal como recurso natural ocorrerá na próxima semana. Essa ferramenta legal, que visa proteger e salvaguardar o pinheiro e a área em que está situado, conta com a autorização da proprietária do terreno, Lourdes Margarida Grings.

As iniciativas para tombamento do Pinheiro Multissecular como Patrimônio Natural de Nova Petrópolis estão em desenvolvimento desde o começo deste ano, com a atuação direta das secretarias de Educação, Cultura e Desporto e de Agricultura e Meio Ambiente. Foram realizadas visitas técnicas e pesquisas para tornar possível o tombamento desse exemplar de araucária angustifolia.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Luiz Lüdke, explicou que com o reconhecimento da árvore como patrimônio natural, será possível buscar recursos para que o Município promova melhorias nos acessos do local. Esse ponto foi identificado em levantamento feito no mês de maio, como uma das necessidades do espaço que recebe muitos visitantes.

A possibilidade de tornar o terreno em que está a araucária em uma área de proteção ambiental, ou outro tipo de reserva, também foi discutida durante o encontro. Encaminhamentos serão dados a partir da formalização do tombamento do Pinheiro Multissecular.

A árvore está situada na Rua Josef Grings, em um terreno com área de 707,26 metros quadrados, nomeado de Sítio Dona Amália.

Conforme relata a proprietária, o espaço foi adquirido por seu pai, Lino Grings, que veio posteriormente a ser o primeiro prefeito de Nova Petrópolis. Em 1998, pelos registros de jornais da época, o pinheiro recebeu um acesso e passou a ser ponto de visitação. Lourdes contou ainda que o lote em que está a árvore foi doado a ela. Lino Grings faleceu em 2016, aos 91 anos de idade.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade