CASO DE POLÍCIA
Polícia Civil investiga morte de menino que teve 80% do corpo queimado no Vale do Caí
Victor Mateus da Silva Christ, de 10 anos, ficou internado um mês no HPS de Porto Alegre
Última atualização: 17/10/2023 23:11
A morte do menino de 10 anos após ter 80% corpo queimado na cidade de Feliz, no Vale do Caí, é investigada pela Polícia Civil. De acordo com delegado Marcos Eduardo Pepe, inicialmente o caso era tratado como lesão corporal culposa – quando não há intenção –, porém, com o óbito da vítima no último sábado (30), a investigação passou a ser por homicídio culposo.
Victor Mateus da Silva Christ morava com pai e um irmão de 9 anos no Bairro Roncador. Conforme a Polícia Civil, o menino estava na casa de um casal de vizinhos quando o acidente aconteceu na tarde de 31 de agosto. “O pai tinha plena confiança nesse casal. O irmão [da vítima] fica em escola integral e o menino era levado para a casa dos vizinhos para o pai trabalhar”, explica Pepe. O homem, que trabalha com terraplanagem, possui a guarda das duas crianças.
Segundo a investigação, por volta das 16 horas o idoso de 61 anos teria ficado cuidando de Victor no pátio da residência. O cuidador estaria colocando fogo em caixas de abelha. “Ele [o idoso] usou um recipiente tipo galão, de álcool, mas ele comprou álcool aqueles de combustível de posto. Em algum momento de distração, o menino deve ter pego ou virado essa frasco com álcool e acabou pegando fogo nas suas vestes”, conta o delegado.
O cuidador e a companheira de 61 anos, socorreram a vítima que pedia ajuda com o corpo em chamas. Segundo Pepe, o idoso também teve queimaduras. Porém, o casal conseguiu apagar o fogo com auxílio de cobertores e levou Victor para o hospital da cidade.
Devido à gravidade das queimaduras, a criança foi transferida para o Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre. Mas, após um mês de internação, morreu. “Provavelmente o idoso, que estava cuidando do menino [no momento do acidente], responderá por homicídio culposo”, afirma o delegado.
A Escola Municipal de Educação Infantil Escadinhas do Saber, onde Victor estudava lamentou a sua morte nas redes sociais e prestou solidariedade à família do menino. "Neste momento de dor prestamos nossos mais sinceros sentimentos", escreveu em trecho.
O corpo da vítima foi velado neste domingo (1º) na Capela São José de Roncador, na cidade de Feliz, e o sepultamento aconteceu no cemitério da localidade.