AUTOMOBILISMO

Pilotos de kart aceleram na pista do Velopark pela 58ª edição do Campeonato Brasileiro

Competição acontece em Nova Santa Rita e terá grande final disputada no sábado (14)

Publicado em: 12/10/2023 10:26
Última atualização: 18/10/2023 21:18

Depois do Sul Brasileiro de Motovelocidade, da Fórmula Truck e da Stock Car, chegou a vez dos karts acelerarem na pista do Velopark. No total, 16 categorias já estão participando dos primeiros treinos livres para a 58ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart. O evento não acontece em Nova Santa Rita desde 2015, na 50ª edição. E até o final da tarde de sábado (14), o município será a capital nacional do automobilismo.

Piloto leopoldense vai competir em Nova Santa Rita Foto: Rafael Pierre/ Divulgação

O traçado de 1,5 mil metros do kartódromo é especialmente traçado para a disputa do Campeonato Brasileiro. E se a competição já está quase na 60ª edição, um jovem da região vai fazer sua estreia no certame e em campeonatos de nível nacional. Trata-se do pequeno Arthur Urbano Fleck, 7 anos. O menino de São Leopoldo conheceu o esporte ao nascer. “Ele me acompanha nos autódromos desde o primeiro aninho”, conta o pai orgulhoso, Maicon Rogério Fleck, 36 anos.

A estreia do garoto nas pistas também foi cedo, aos 5 anos. “No ano passado ele começou a competir mesmo. Terminou o Campeonato Gaúcho na 4ª posição. Por fazer aniversário em dezembro, pôde iniciar na categoria Mirim mais cedo”, explica Maicon, lembrando que essa faixa etária começa aos 7 e se estende até os 9 anos.

Paixão de pai para filho

A paixão pelo automobilismo não nasceu por acaso em Arthur. “Eu e meu irmão sempre gostamos. Sempre assisti muito, Formula 1, Truck, Indy, Nascar”, reitera Maicon. Por outro lado, o filho não é um fã do esporte na televisão. “Ele prefere estar na pista, não gosta de ficar parado não.”

No momento da entrevista, Arthur se preparava para voltar à pista do Velopark. “A estrutura está muito boa. Uma facilidade do kart é o início no esporte. Podemos alugar o carro ou correr com o próprio. No nosso caso, sempre tive kart.”

“Coração na mão”

Os treinos do filho ocorrem no próprio kartódromo do Velopark e em Farroupilha. “Costumamos carregar o kart no reboque.” Quando o filho entra na pista para acelerar a quase 100 km/h, Maicon não nega o nervosismo. “Fico com o coração na mão sempre que ele vai correr.”

Com a grande final ocorrendo no sábado, os 32 pilotos da categoria Mirim disputam cinco fases classificatórias. “Não sei se o Arthur vai seguir na profissão, mas o automobilismo vai continuar durante a vida inteira.”

O Sportv transmitirá ao vivo algumas baterias Finais, a partir das 14 horas no sábado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas