Nem o tempo fechado tirou o brilho das crianças durante o X Encontro de Danças Folclóricas Alemãs Infantis, no 194º Kerb de São Miguel, em Dois Irmãos, na manhã deste sábado (30). A Rua Coberta da Praça do Imigrante se encheu de energia e alegria à medida que 15 grupos de cidades como Canguçu, Picada Café, Nova Petrópolis, Esteio, Igrejinha, Três Coroas e Morro Reuter, além dos visitantes que prestigiaram a cultura e música alemã do “Ein Deeutscher Volkstanztag”.
Trajados com roupas típicas, crianças, adolescentes e até mesmo adultos se entregaram à dança, trazendo os passos e ritmos tradicionais que têm sido passados de geração em geração. “É muito bonito ver essas crianças mantendo viva a tradição desde pequenos. É algo que não podemos perder”, comenta Ana Maria Paetzinger da Silva, 56, de Dois Irmãos.
O evento tinha um propósito justamente de valorizar os talentos da dança alemã e preservar a tradição germânica. A coordenadora do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs (G.D.F.A.) Sonnenblume, Aline Fenner Stiehl, explica que a dança folclórica nas comunidades desempenha um papel vital na preservação da herança cultural alemã, além de proporcionar um intercâmbio enriquecedor entre os grupos participantes.
“Eu também dancei dos meus 10 aos 15 anos. Amava fazer parte de um grupo porque, além da dança, criamos laços de amizade e aprendemos sobre nossas origens”, destaca Solange Maldaner, de Igrejinha.
Junto ao Encontro, ocorre até as 17 horas a Feira dos Artesãos, na Praça do Imigrante. Já as atrações do Kerb seguem até as 22 horas, tanto na Praça do Imigrante quanto no Largo Felippe Seger Sobrinho, além das ruas centrais.