O governador Eduardo Leite afirmou na tarde desta terça-feira (26) que o contrato com a Concessionária Caminhos da Serra (CSG) será cumprido. De acordo com o chefe do Executivo, o governo vem monitorando o impasse que envolve o desvio da rota da praça de pedágio na RS-240, em Portão.
“A Secretaria de Parcerias faz seu acompanhamento. Há decisões já encaminhadas do ponto de vista administrativo e judicial em relação a isso”, afirmou o governador, sem detalhar quais medidas foram encaminhadas.
Leite garantiu apenas que o governo seguirá cumprindo o contrato de concessão da rodovia, que prevê a instalação do pedágio. “Naturalmente, a gente sempre acompanha, o diálogo está sempre aberto, mas as regras existem para serem cumpridas.
Segundo o governador, a cobrança é fundamental para que a rodovia receba investimentos. “[É fundamental] dentro das regras do que o contrato estabelece e do que se observa da segurança viária necessária, para que a gente possa ter sustentabilidade econômica para investimentos que vão ser importantes.”
O governador acrescentou que as forças de segurança do Estado estarão prontas “para evitar que exista qualquer tipo de interrupção de trânsito” e que “existe uma regra contratual estabelecida e ela precisa ser respeitada”.
Na última segunda-feira (25), o governo de Portão entrou com uma ação na Justiça para evitar bloqueios no desvio do pedágio. O caminho alternativo, feito por dentro da cidade, tem sido utilizado como uma forma de evitar o pagamento.
A empresa responsável pelo pedágio bloqueou na semana passada a passagem com autorização judicial. Moradores de Portão chegaram a arrancar os bloqueios realizaram protestos contra a cobrança e o bloqueio do desvio.
LEIA TAMBÉM