De São Francisco de Paula para Barcelona. O projeto de paisagismo do Mátria Parque de Flores, criado pela JA8 Arquitetura, empresa de Florianópolis, foi selecionado para a 12ª Biennal Internacional de Paisatge de Barcelona, na Espanha.
O evento será em novembro, na Universitat Politècnica de Catalunya e reúne trabalhos que se destacam no mundo. A bienal que se tornou referência mundial vai refletir este ano sobre as mudanças climáticas e como a paisagem e o paisagismo podem vir a ser uma ferramenta para mitigar os efeitos dessas mudanças.
O evento ocorre entre os dias 24 e 28, com debates, mesas-redondas e mostra dos vencedores dos prêmios de paisagismo Rosa Barba Casanovas e o Internacional de Escolas de Paisagem.
A bienal também promove mostra e catálogo do evento. Além do Mátria, a JA8 Arquitetura tem outro trabalho selecionado, na Praça do Forte São Luís, em Florianópolis.
Aberto em 26 de novembro de 2021, o Mátria Parque de Flores oferece, além dos 30 jardins, projetados como obras de arte, valorizando o movimento das coxilhas e a diversidade natural da região. Há pontos de atração como o Monumento à Borboleta, a escultura Deslocamento, o Meliponário, o Caminho Sensorial, os Túneis de flores (Rosas e Glicínias) e lojas com plantas, decoração, cutelaria e uma boutique.
A arquitetura foi criada para não interferir na natureza e trazer tranquilidade aos visitantes. Um dos prédios já foi indicado ao Golden Trezzini Awards for Architecture and Design.
LEIA TAMBÉM