abc+

MÚSICA

Paróquia Nossa Senhora das Graças recebe Coro Sinfônico da Ospa

Concerto traz repertório de músicas de sucesso, como "Hallelujah" e o tema do filme "O Rei Leão"

Taís Forgearini
Publicado em: 06/10/2023 às 10h:48
Publicidade

A Paróquia Nossa Senhora das Graças de Canoas recebe neste domingo (8), a partir das 19h30, o Coro Sinfônico da Ospa – Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. A entrada para assistir ao espetáculo é 1 kg de alimento não perecível. No local também haverá arrecadação de brinquedos.

Manfredo Schmiedt é regente da Ospa há 31 anos | Jornal NH



Manfredo Schmiedt é regente da Ospa há 31 anos

Foto: Taís Forgearini/GES-Especial

Segundo o padre da paróquia, César Leandro Padilha, as doações serão direcionadas para atingidos pelas intempéries em Canoas e no Vale do Taquari. “Na minha opinião, religião e arte andam juntas. Estamos felizes em receber um dos mais prestigiados grupos corais gaúchos, e, ao mesmo tempo, ajudar quem precisa”, destaca.

O pároco enfatiza a necessidade da igreja estar em sintonia com a comunidade. “Antes do concerto, teremos a tradicional missa de domingo, às 18 horas. Convidamos a todos. A capacidade aproximada da paróquia é para 800 pessoas”.

Concerto

A apresentação do Coro Sinfônico da Ospa pertence ao programa “Concerto nas Igrejas”. O repertório escolhido contempla obras de sucesso, como a oração da ópera “Moisés”, de Rossini, o arranjo de Pentatonix na música “Hallelujah”, de Leonard Cohen, o medley do musical “Os Miseráveis”, o tema do filme “O Rei Leão”, entre outros.

Manfredo Schmiedt, de 60 anos, lidera o Coro Sinfônico da Ospa há mais de três décadas. O regente fala sobre a escolha do repertório. “Foi pensado para valorizar a acústica da igreja, que é ótima, é uma seleção de músicas principalmente sacro”, diz.

Além do maestro e 72 cantores, o concerto será acompanhado pelo pianista do coro, Eduardo Knob, e alguns instrumentistas convidados. “Teremos um quarteto de cordas na música “Luminous Night of the Soul”, de Ola Gjeilo, na qual o coro será desafiado a cantar em oito vozes distintas”, explica Schmiedt.

O Coro Sinfônico da Ospa é composto por cantores voluntários. A fundação é vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). “Apesar de não ser um trabalho remunerado, os cantores necessitam ter uma capacidade musical grande para estar compatível com a orquestra, hoje, considerada a melhor do Estado e uma das melhores do País”, salienta.

 
Na capital gaúcha

No sábado (7), às 17 horas, a apresentação ocorre em Porto Alegre, na Igreja Evangélica Luterana Cristo, localizada na avenida Presidente Franklin Roosevelt, 730, no bairro São Geraldo. “Será o mesmo repertório. Anualmente, fazemos duas apresentações fora da casa da Ospa. Ano passado, levamos o concerto para o município de Três Irmãos”, destaca Schmiedt.

 
Mistura de sentimentos

A concepção do concerto, com 1h30 de duração, faz parte da mistura de sentimentos, explica o maestro Schmiedt.

“Queremos levar um repertório que trabalhe com a fé, com coisas humanas da vida. São músicas, que além de bonitas, possuem uma mensagem por trás”, avalia.

O solo dos cantores é um dos destaques da apresentação. “O intuito é oportunizar vocais que são diferenciados”, salienta.

A Paróquia Nossa Senhora das Graças fica localizada na Rua Tamôio, 3.285, no bairro Nossa Senhora das Graças.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade